As agremiações Peixe-Boi Anavilhanas e Peixe-Boi Jaú protagonizaram uma noite memorável para um público estimado em 40 mil pessoas, na ‘Lagoa do Peixe-Boi’, no Centro Cultural de Novo Airão, na noite do último sábado, 26 de outubro.
Com performances ricas em cores e coreografias, as apresentações trouxeram à tona a essência das lendas e da biodiversidade amazônica, reforçando a importância da preservação ambiental.
Um Espetáculo de Cultura e Consciência Ambiental
Neste 25º Eco Festival do Peixe-boi, o tema “Airão: Nosso Território Sagrado” norteou a apresentação da agremiação Anavilhanas, enquanto a Jaú explorou “Raízes: Suspiros da Vida”.
Os espetáculos capturaram o público com narrativas que exaltam as tradições, a natureza e o simbolismo dos ancestrais amazônicos.
Ambas as agremiações, em uma demonstração de devoção à cultura local, esbanjaram criatividade, com danças ritmadas e uma mistura de tons e elementos representativos da fauna e flora da Amazônia.
Um Compromisso Renovado com a Cultura
O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, destacou a importância do festival como instrumento de valorização e preservação cultural.
“Agradeço ao Governo do Estado, sempre ao nosso lado, e a Deus pela oportunidade de continuar essa jornada de crescimento para o Eco Festival. Que este evento continue sendo um marco para Novo Airão e para o Amazonas”, declarou.
O público vibrou com a apresentação do Peixe-Boi Anavilhanas, que abriu as celebrações com a canção “Airão: Nosso Território Sagrado”.
Em tons de verde e branco, o grupo destacou a relevância da preservação cultural e ecológica na Amazônia, representada pela “Batucada Soberana”.
Em seguida, foi a vez do Peixe-Boi Jaú, que trouxe ao palco a composição “Raízes: Suspiros da Vida”, destacando as cores rosa e preto. A música evocou o “deus Mauá” em um chamado pela preservação das florestas.
Programação do Encerramento e Atrações do Festival
Neste domingo (27), o festival continua com a tradicional Feira do Empreendedor às 17h, no Centro Cultural de Novo Airão. Para encerrar o evento com chave de ouro, haverá shows com o cantor Felipe Souza, DJ Evandro Júnior e Sabaxote. A noite se encerrará com a Banda Magníficos e Solange Almeida.
Sobre o Festival
O Eco Festival do Peixe-boi é reconhecido como um dos maiores eventos ecológicos e culturais do Amazonas, promovido pela Prefeitura de Novo Airão, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), e apoiado por empresas locais e estaduais.
Além de destacar a fauna e flora locais, o evento celebra a união entre a preservação ambiental e as tradições culturais amazônicas.