Manaus (AM) – Em uma noite memorável para a cultura amazonense, o Teatro Amazonas abriu suas portas para receber a abertura do 26º Festival de Cirandas de Manacapuru. Em um espetáculo inédito, as renomadas cirandas Guerreiros Mura, Flor Matizada e Tradicional tomaram o palco, levando o rico folclore manacapuruense à capital do estado.
Cirandas brilham no Palco do Teatro Amazonas
Para a plateia lotada, muitos dos quais vindos de Manacapuru e experimentando pela primeira vez a magia do Teatro Amazonas, as cirandas apresentaram um emocionante prelúdio do que está por vir no “Cirandódromo” de Manacapuru.
“O governo do Estado do Amazonas preparou uma vasta programação, iniciando hoje aqui no Teatro Amazonas, no palco do principal cartão postal da nossa cidade, o lançamento do Festival de Cirandas de Manacapuru, em sua 26ª edição, tem um início especial”, destacou Cândido Jeremias, secretário executivo de Cultura e Economia Criativa.
Emoção e Gratidão
Os presidentes das cirandas expressaram emoção e gratidão por realizar o sonho de se apresentar no Teatro Amazonas. Renato Conde Teles, da Guerreiros Mura, falou em gratidão pelo momento:
“Esperávamos um dia chegar aqui. E na condição, hoje, de um grande evento, a gente vem agradecer satisfatoriamente as pessoas que nos trouxeram aqui, o Governo do Estado, a Secretaria de Cultura.”
Alexandre Queiroz, da Flor Matizada, também compartilhou a alegria da realização:
“A gente tinha um sonho de chegar aqui e só tem a agradecer ao nosso governador Wilson Lima e ao nosso secretário de Cultura, Marcos Apolo.”
Magal Pinheiro, da Tradicional, expressou a emoção de estrear no palco do Teatro Amazonas:
“É a primeira vez que eu estou pisando no Teatro Amazonas. Não só eu, mas muitos dos meus cirandeiros, da minha coordenação, da minha diretoria. Então é uma realização de sonho.”
Público vibra com espetáculo
A manacapuruense Roberta Costa, que veio a Manaus especialmente para o evento, comemorou:
“Eu acho ótimo porque nossa ciranda, que não tinha muito reconhecimento e nem valorização, hoje em dia ela está aqui se apresentando no Teatro Amazonas.”
Alciele Rodrigues, cirandeira da Guerreiros Mura, se emocionou ao pisar no palco do Teatro Amazonas:
“É muita emoção. É a primeira vez que eu entro aqui, então é uma grande honra para mim poder dançar na ciranda e poder dançar no Teatro Amazonas.”
26º Festival de Cirandas de Manacapuru
O 26º Festival de Cirandas de Manacapuru acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro no Parque do Ingá, o famoso “Cirandódromo”.
Hashtags: #FestivalDeCirandas #Manacapuru #TeatroAmazonas #CulturaAmazonense #FolcloreBrasileiro