Rio de Janeiro (RJ) – A atriz Aracy Balabanian faleceu na manhã desta segunda-feira, dia sete de agosto, aos 83 anos. Diagnosticada com câncer de pulmão no final do ano passado, a artista estava internada na Clínica São Vicente, localizada na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Familiares e amigos confirmaram a notícia, que deixou abalada a classe artística.
Aracy Balabanian, nascida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ganhou destaque na televisão em 1965 ao protagonizar a versão teleteatral pioneira da TV Tupi, “Antígona”, de Sófocles.
Biografia
A atriz, formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), já havia brilhado nos palcos em produções do grupo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Sua carreira abrangeu tanto os palcos quanto os estúdios televisivos.
Com uma carreira notável, Aracy Balabanian conquistou a aceitação de seu pai após estrelar “Antônio Maria” (1968), novela da TV Tupi em que contracenou com Sérgio Cardoso.
Filha de imigrantes e criada em São Paulo, Aracy desenvolveu sua paixão pelo teatro desde criança, assistindo a uma peça de Carlo Goldoni encenada pela companhia de Maria Della Costa.
“Chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, relembrou em uma entrevista.
Ao longo de sua carreira, Aracy Balabanian atuou em diversas produções, incluindo “Corrida de ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986), e “Rainha da sucata” (1990), que lhe rendeu a icônica personagem da mãe super protetora Dona Armênia. Ela também fez parte do programa infantil “Vila Sésamo” (1972).
A atriz conquistou os corações do público ao interpretar a divertida socialite Cassandra no famoso seriado de humor “Sai de baixo” (1996-2002), criado por Luis Gustavo e Daniel Filho. O programa tornou-se um sucesso duradouro, cativando várias gerações e garantindo seu lugar na memória coletiva.
Aracy Balabanian deixará uma marca na televisão e no teatro, com um legado que será lembrado por interpretações memoráveis na dramaturgia brasileira.
Veja cena da atriz em Sai de Baixo
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão