Parintins (PA) – A menos de uma semana do 56º Festival Folclórico de Parintins, o bumbá Caprichoso levou milhares de pessoas às ruas de Parintins, localizada a 369 quilômetros de Manaus, no evento ‘Boi de Rua’, um dos eventos mais tradicionais da temporada.
A concentração teve início por volta das 19h30 no Curral Zeca Xibelão. Os torcedores, sob o comando do apresentador Edmundo Oran, o amo do boi, Prince do Caprichoso, e o levantador de toadas, Patrick Araújo, acompanhados da Marujada de Guerra, saíram para percorrer as ruas da cidade.
Torcedores
Cantando toadas atuais e antigas, os torcedores azulados demonstraram seu amor pelo Caprichoso do começo ao fim. A professora Klirley Carla, que participa do evento todos os anos, ressaltou a importância da festa para os apaixonados pelo Boi da Estrela.
“Para nós, essa festa é muito importante, pois reúne toda a nação azul e branca. Somos apaixonados pelo Caprichoso, então estou aqui hoje com toda a minha família para prestigiar o Azul”, disse a professora.
O pajé Erick Beltrão afirmou que o ‘Boi de Rua’ representa um momento de comemoração.
“Este momento é para comemorar o nosso trabalho concluído. O Caprichoso está pronto e, se Deus quiser, iremos festejar esse bicampeonato”, enfatizou Erick.
Socorrinha Carvalho, uma das integrantes do Conselho de Artes do Caprichoso, destacou que o ‘Boi de Rua’ também tem o objetivo de resgatar uma antiga tradição.
“O ‘Boi de Rua’ é o resgate de nossa tradição. Foi nas ruas que os bois começaram, com pessoas da comunidade. É um resgate de nossa ancestralidade voltando para brincar. É como se estivéssemos voltando no tempo”, afirmou Socorrinha.
- Polícia Civil do Amazonas passa usar BMW blindada apreendida durante operação
- Trabalhador morre esmagado por chapas de ferro durante descarregamento em Manaus
- PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina
- Tio é flagrado abusando da sobrinha de 7 anos na frente de outra criança no AM
- Professor indígena usava secretaria de escola para estuprar alunas no AM