Parintins, 1º de julho de 2024 – Em uma emocionante apuração realizada nesta segunda-feira no Bumbódromo de Parintins, o Boi Caprichoso sagrou-se tricampeão do 57º Festival Folclórico de Parintins com o tema “Cultura: O Triunfo do Povo”.
O Caprichoso conquistou 1259.2 pontos, enquanto o Garantido ficou com 1259.1 pontos, em votação dos jurados.
Com um espetáculo grandioso que celebrou a riqueza da cultura popular brasileira e a ancestralidade dos povos amazônicos, o Caprichoso emocionou o público e conquistou os jurados.
O tema “Cultura: O Triunfo do Povo” foi dividido em três atos: “Raízes: O Entrelaçar de Gentes e Lutas”, “Tradições: O Flamejar da Resistência Popular” e “Saberes: O Reflorestar das Consciências”, que destacaram a importância da preservação dos saberes milenares da Amazônia brasileira.
Depois de 28 anos, o tricampeonato chegou para o Caprichoso na gestão do presidente Rossy Amoedo. Criado nos galpões de alegorias do Caprichoso, sendo o primeiro artista plástico da história a presidir o bumbá, Rossy dedicou o título, sobretudo, aos profissionais dos bastidores.
“Eu dedico tudo isso aos nossos companheiros de trabalho. Eu vim do galpão, é muito orgulho para mim ser artista, presidente do Boi, e dedico a todos esses trabalhadores, colaboradores, costureiras, soldadores, ao nosso Conselho de Arte, toda a nossa diretoria, todo mundo que nos ajudou a chegar até aqui”, declarou o presidente.
Ele disse ainda que foi um dia muito especial para toda família azul e branco, que brindaram com muita felicidade o título.
“E vamos comemorar hoje, faz muito tempo, eu era criança quando nós fomos tricampeões. E essa criança hoje realiza um grande sonho, poder estar aqui neste momento”, destacou.
O troféu de campeão foi erguido pelo presidente e conduzido até o galpão do Caprichoso para dar início à festa da vitória azulada.
O Festival de Parintins 2024 foi um sucesso de público e crítica, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais do Brasil. A rivalidade entre Caprichoso e Garantido, que move a festa há décadas, mais uma vez proporcionou um espetáculo emocionante e inesquecível para todos os presentes.
Apuração
Apuração
A abertura da mesa foi realizada pelo secretário de Economia Criativa do Estado, Marcos Apolo Muniz e a apuração foi conduzida pelo presidente da comissão julgadora, Beto Brandão e representantes dos bumbás. Os bois Caprichoso e Garantido foram avaliados por nove jurados que atribuíram notas para 21 itens, divididos por blocos: Comum/Musical, Cênico Coreográfico e Artístico.
O 57º Festival de Parintins foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Nos dias 28, 29 e 30 de junho, os bumbás Caprichoso e Garantido levaram grandes espetáculos para a arena do Bumbódromo.
“Era perceptível que seria uma disputa muito acirrada, a diferença de apenas um décimo, e aí o Caprichoso leva o tricampeonato do festival e é tri também no Recicla Galera essa ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que visa trabalharmos essa questão da sustentabilidade e incentivar as pessoas a participar da reciclagem dos resíduos gerados aqui no festival”, disse o secretário se referindo à ação, onde o Caprichoso destinou mais de 13 mil quilos de materiais para reciclagem, rendendo à agremiação uma premiação no valor de R$ 20 mil.
O secretário destacou ainda que o Governo do Amazonas realizou um dos maiores festivais e citou ainda o projeto do novo Bumbódromo.
“No próximo ano vamos fazer maior ainda com a proposta do novo Bumbódromo, que vai passar agora pelas etapas de contratação de projetos. Ainda tem aí algumas etapas a serem vencidas, até começarmos a obra, mas já fica aí a expectativa de uma reestruturação de todo esse espaço”, ressaltou.
Destaques do espetáculo do Caprichoso:
- Alegorias grandiosas: As alegorias do Caprichoso impressionaram pela riqueza de detalhes e pela criatividade, retratando a cultura popular brasileira de forma exuberante.
- Figurinos e coreografias : Os figurinos e as coreografias do boi-bumbá encantaram o público com sua beleza e energia, transmitindo a alegria e a paixão da cultura amazônica.
- Trilha sonora emocionante: A trilha sonora original do Caprichoso, composta por artistas locais, embalou o espetáculo com ritmos contagiantes e letras que exaltam a cultura popular.
- Mensagem de valorização da cultura: O tema “Cultura: O Triunfo do Povo” trouxe uma mensagem poderosa sobre a importância da preservação da cultura popular e da ancestralidade dos povos amazônicos.
Leia mais:
Conheça as origens culturais do Festival de Parintins; campeão sai hoje
Caprichoso apresenta espetáculo com celebração dos saberes tradicionais na última noite do festival