Manaus–AM – A 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) começou com casa cheia no último domingo (29/09), em Manaus. O festival, que segue até o dia 13 de outubro, promete movimentar os principais espaços culturais da cidade, como o Teatro Icbeu, Teatro Amazonas, Casa Barravento, entre outros.
Todas as sessões são gratuitas, permitindo amplo acesso ao público.
O FTA é realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) e conta com apoio de instituições como o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Ministério da Cultura, além de patrocínios como Nubank e WEG.
O evento é uma das principais referências do teatro no norte do Brasil, trazendo em 2024 mais de 30 espetáculos.
Abertura e destaques
A cerimônia de abertura, realizada no Teatro Icbeu, teve lotação máxima com a apresentação de “Cabaré Chinelo”, uma produção premiada do Ateliê 23, que narra a trajetória de mulheres prostituídas na Belle Époque do Amazonas, entre 1900 e 1920.
Cleber Ferreira, presidente da Fetam, celebrou o início do evento:
“Viva o Festival de Teatro da Amazônia, um festival pulsante. São 15 dias de teatro gratuito em Manaus, e esperamos que todas as apresentações tenham a mesma energia da abertura”.
Durante o evento, Beatriz Calheiros, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), destacou a candidatura dos teatros da Amazônia, como o Teatro Amazonas e o Teatro da Paz, a patrimônio mundial.
“É essencial a participação de todos os artistas e da Federação para promover e proteger esses patrimônios nacionais”, disse Calheiros.
Novidades e parcerias
Outro ponto alto da noite foi o anúncio de um piloto da Lei Rouanet no Amazonas, com R$ 60 milhões em recursos disponíveis para os fazedores de cultura, feito por Ruan Octávio, coordenador estadual da Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura.
O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, destacou a importância das parcerias para o crescimento do festival:
“Fazer parte desse momento histórico é vital para a classe artística da nossa região”.
Programação diversa
Este ano, o FTA traz duas novas categorias que ampliam a participação de artistas da região: a Mostra Chico Cardoso, que inclui produções de estados da Amazônia Legal, e a Mostra Jurupari, dedicada a trabalhos inéditos do Amazonas. A Mostra Ednelza Sahdo também faz parte da programação, com uma seleção de espetáculos de todo o Brasil.
Na terça-feira (30/09), a programação começa às 15h com a peça “Tiquim”, da Criart Teatral, de Roraima, pela Mostra Chico Cardoso, na Casa Barravento. Às 17h, o Teatro Lambe Lambe da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresenta “Conversa Lambelambeira”, no Museu da Cidade.
O dia encerra às 20h no Teatro Amazonas com “Beethoven Lembranças do Silêncio”, da Decinco Produções.
Para conferir a programação completa, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e os perfis no Instagram (@culturadoam e @fetam.teatro).
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão