Manaus – AM – O Teatro Amazonas será palco de um concerto inédito nesta sexta-feira (18/10), às 20h. A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) se apresenta com a pianista gaúcha Carla Ruaro, do projeto “Um Piano na Amazônia – A grande expedição”, sob a regência de Davi Nunes. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A união de piano e violões em um mesmo palco é um dos grandes destaques do concerto. Ingressos estão à venda no site www.shopingressos.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
O valor para plateia e frisas é de R$ 10. Nos demais lugares, a entrada é gratuita, por ordem de chegada.
Um Piano na Amazônia
Com chancela do Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, o projeto “Um Piano na Amazônia” leva música clássica às comunidades ribeirinhas do rio Amazonas a bordo de um barco regional. A iniciativa, que teve sua primeira edição em 2017, retomou a expedição em 24 de setembro deste ano.
Um piano de cauda é içado por uma grua para o convés superior da embarcação de dois andares. Carla Ruaro, idealizadora do projeto, destaca a importância de levar música para as comunidades ribeirinhas:
“Nesta edição, percorremos o rio Amazonas, apresentando obras de compositores do Pará e Amazonas, como Waldemar Henrique e Sebastião Tapajós, para comunidades que muitas vezes nunca tiveram contato com um piano.”
“O piano tem um impacto de transformação na vida das pessoas, assim como teve na minha”, comenta Ruaro. “Levar a arte produzida na Amazônia para comunidades remotas fortalece os laços locais e a autovalorização dos artistas da região.”
O maestro Davi Nunes, regente da Orquestra de Violões do Amazonas, ressalta a importância da parceria com o projeto “Um Piano na Amazônia”:
“É a primeira vez que a orquestra se apresenta com um piano, e o repertório, com obras de compositores amazônicos, dialoga com a temática da floresta e das lendas amazônicas.”
O projeto que inspira
“Um Piano na Amazônia” nasceu do sonho de Carla Ruaro de levar música clássica para comunidades remotas. Em 2017, a pianista percorreu o rio Arapiuns, no Pará, realizando oficinas de piano e concertos em diversas comunidades ribeirinhas.
O projeto “Um Piano na Amazônia” inspirou a produção do curta “Raízes – Um Piano na Amazônia”, lançado em 2018, que conquistou prêmios no Brasil, Europa, EUA e Marrocos.
Leia mais:
Orquestra de Violões do AM apresenta concerto ‘Espanhóis’ no Teatro Amazonas
Orquestra de Violões do Amazonas faz homenagem ao rei Roberto Carlos
Concerto de violões e clássicos da Disney marcam última semana de maio no Teatro Amazonas