Manaus (AM) – Na quinta-feira (1º/02), o Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus, foi palco para o desfile de oito escolas de samba do Grupo de Acesso B.
O evento marca o início do Carnaval na Floresta, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com os órgãos municipais, coordenada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Cada escola teve aproximadamente 40 minutos para apresentar seus sambas de enredo e competir por uma vaga no Grupo de Acesso A, cujo desfile está programado para a sexta-feira (02/02).
O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, destacou a importância da participação popular: “Nesta primeira noite de desfile, a gente aproveita para convidar a toda população amazonense a prestigiar o Carnaval na Floresta”.
Leões do Barão Açu
Dentre as agremiações que desfilaram, a Leões do Barão Açu, representante da zona norte, abriu a noite com o enredo “Alegria e festa, é carnaval na floresta”, destacando a riqueza cultural da Amazônia e a exuberância do carnaval.
Legião de Bambas
A Legião de Bambas, conhecida como “Cachorrão”, celebrou a maternidade com o tema “Mães do Brasil – a força, o amor e a magia que nos conduzem”.
Gaviões do Parque
A Gaviões do Parque, do Parque 10, enfatizou a inclusão com o enredo “Carnaval é inclusão: das máscaras à avenida, vem brincar meu gavião”.
Meninos Levados
A Meninos Levados, da Praça 14, abordou a evolução da comunicação com o tema ‘‘Dos primórdios à interatividade, a arte de comunicar’’.
Império de Mauá
A Império do Mauá pediu paz ao mundo com o enredo “Vou de branco e peço paz ao mundo”, explorando o simbolismo da cor branca.
Ipixuna
O Ipixuna homenageou o Amazonas Futebol Clube, celebrando a conquista do time campeão da série C no ano passado.
Unidos do Coophasa
A Unidos do Coophasa mergulhou no universo mágico dos jogos com o tema “A sorte está lançada”.
Mocidade Independe da Raiz
Encerrando a noite, a Mocidade Independente da Raiz prestou homenagem ao tenente coronel Lima Junior, destacando sua carreira militar e suas preferências pessoais, como o boi-bumbá Garantido.
Nesta sexta-feira (02/02), a partir das 21h, é a vez das nove escolas do Grupo de Acesso A se apresentarem, prometendo mais um espetáculo no Sambódromo.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão