Manaus (AM) — Um acervo que só perde em tamanho para o Museu Olímpico Internacional, na Suíça, está aberto para visitação gratuita no Centro Cultural Palacete Provincial, no Centro de Manaus. A Exposição ESNA 2025 apresenta peças raras da segunda maior coleção de objetos esportivos do mundo, reunida ao longo de mais de cinco décadas pelo advogado e colecionador Roberto Gesta de Melo.
História, cultura e esporte em um só lugar
Realizada pela Sociedade Numismática Amazonense (SNA), com apoio do Governo do Amazonas e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a mostra combina história, cultura e esporte em um dos espaços mais emblemáticos da cidade, considerado patrimônio cultural amazonense.
A exposição faz parte da programação do Encontro da Sociedade Numismática Amazonense (ESNA 2025) e homenageia os 125 anos do Museu de Numismática Bernardo Ramos, um dos mais antigos do Brasil. O público pode visitar o evento nos dias 23, 25 e 27 de outubro.
Peças que atravessam séculos
Com foco no esporte e no olimpismo, a exposição traça uma linha do tempo que vai da Antiguidade à Era Contemporânea. As peças cedidas por Gesta de Melo contam a evolução do esporte em diferentes civilizações e períodos históricos.
“Minha coleção abriga mais de 70 mil peças reunidas ao longo do tempo, consultadas por pesquisadores do mundo inteiro. Ela ajuda a contar como o Brasil se tornou uma nação olímpica”, destacou Gesta de Melo.
Reconhecimento internacional
O acervo de Gesta de Melo é reconhecido internacionalmente e já foi utilizado em pesquisas acadêmicas e publicações sobre a história olímpica mundial. As peças também documentam a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos e o crescimento do esporte no país.
Patrimônio e memória amazônica
O Palacete Provincial, tombado pelo Iphan, abriga tanto a mostra quanto as atividades do encontro iniciado em 9 de outubro. A escolha do local reforça o compromisso com a preservação da memória e do patrimônio cultural do Amazonas — missão que o Museu de Numismática Bernardo Ramos cumpre há mais de um século.
Visitação gratuita e acesso cultural
Para quem aprecia história, olimpismo ou cultura amazônica, a ESNA 2025 é uma oportunidade única de conhecer um acervo que normalmente só poderia ser visto em museus internacionais.
Leia mais:
Exposição faz homenagem a Santos Dumont em Manaus
Tatiana Sobreira realiza exposição “Alma Zônia” em Manaus
Últimos dias de exibição da exposição Van Gogh em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
