Manaus (AM) – O 58º Festival de Parintins acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. Mas, em Manaus, o impacto da festa já é sentido. Bares e restaurantes da capital estão com movimento crescente, impulsionados pelos eventos de aquecimento para o festival, como os Ensaios dos Bumbás.
Desde 29 de março, os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido se reúnem aos sábados no Sambódromo, em Manaus. Os ensaios fazem parte da programação oficial do festival e vêm movimentando a cultura, o turismo e o setor gastronômico da cidade.
Tradição e público crescente nos ensaios em Manaus
Na zona centro-sul de Manaus, o reduto azul e branco atrai antigos e novos torcedores. O empresário Alcides José, conhecido como “Lourinho”, afirma que a movimentação só cresce com a proximidade do festival.
“Cada ano, o Festival de Parintins fica mais conhecido. Isso aumenta a demanda aqui e precisamos estar preparados”, destaca.
Já na zona sul, o bar temático da galera vermelha e branca recebe o público desde cedo. Para Karine Andrade, uma das proprietárias, o crescimento do festival antecipou a temporada dos eventos temáticos.
“Nem todos podem ir até Parintins. Trazer essa magia para Manaus é importante para manter viva a cultura bovina”, comenta.
Investimentos impulsionam turismo e economia
Entre 2022 e 2024, mais de 340 mil turistas passaram por Parintins durante o festival, movimentando R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em infraestrutura, capacitação e sustentabilidade.
Ações de destaque incluem:
-
Recicla Galera: maior projeto de reciclagem do evento, com mais de 17 toneladas de resíduos corretamente destinados desde 2019.
-
Workshop Bem Receber: capacitação para trabalhadores do turismo, em atuação desde 2022.
-
Tricicleiros: reforma de 200 triciclos, entrega de uniformes e kits personalizados.
-
Galeria Parintins Cidade Aberta: murais com obras de artistas locais, valorizando o espaço urbano e a arte regional.
Um dos murais em destaque é a fachada do Bumbódromo, assinada pelo artista Pito Silva, intitulada Patrimônio em Festa.
Leia mais: