Manaus (AM) – A exposição IDENTIDADE AMAZÔNIDA, com trabalhos do fotógrafo Caio de Biasi, é um dos principais destaques da programação de aniversário da In Cena Casa de Artes e Produções, escola que funciona no Rio de Janeiro.
Composta por cerca de 25 fotos, a mostra traz um retrato da diversidade cultural e da biodiversidade da região Amazônica pelas lentes do artista, que é paulista, mas mora em Manaus há 38 anos.
Em 2012, Caio passou três meses viajando o interior da Amazônia e registrando os costumes da cultura local.
“O nome Identidade Amazônida é uma homenagem às pessoas que nasceram e/ou vivem na região, como eu. Sou paulista mas moro aqui desde os 19 anos”, explica.
A exposição faz parte do Open House Cultural promovido na sede da escola, em Botafogo, sábado e domingo (17 e 18), com diversas atrações. O evento de portas abertas vai contar com performances, exposições, DJ e feirinha com comidas, bebidas, roupas e artesanatos.
A escola, especializada na formação de atores para o teatro musical, está completando três anos de funcionamento, dando início a mais um ciclo com diversas novidades. Novos cursos estão sendo incluídos na grade e três estreias estão previstas para o segundo semestre, conforme ressalta a diretora artística da In Cena, a cantora e atriz amazonense Cella Bártholo.
Segundo ela, a In Cena também está dando início à parceria com a ONG Spanta, localizada no Morro Dona Marta. A escola, que já apoia diversos grupos de teatro vai criar uma série de ações para promover o intercâmbio entre o que é produzido na comunidade e a escola. A primeira delas foi um workshop de teatro musical oferecido pela In Cena para duas turmas de crianças e jovens da ONG.
NOVIDADES E ESTREIAS
Criada em 2020, a In Cena vem crescendo a cada ano e tornando-se uma referência para artistas que desejam entrar no mercado do teatro musical.
Este ano, a escola abriu sua segunda turma para Preparação de Musicais (adulto) e um novo curso voltado para crianças de 5 a 7 anos, que até, então, não era oferecido em sua grade.
Agora em junho, também será iniciada a Oficina de Improviso, que sai do formato de curso regular (11 meses) para curso livre (2 meses), finalizando com uma apresentação da turma.
Montagem de produção
Outra novidade da grade é o curso inédito de Montagem de Produção, ministrado por Glauce Carvalho, onde o aluno vai aprender na prática todas as etapas de produção de um espetáculo musical, integrando a equipe de “Annie, o musical”, uma das práticas de montagem já em curso que estreia em setembro no Rio.
No mesmo mês, mais duas produções frutos da Prática de Montagem entram em cartaz na cidade: “Fame”, famoso musical da Broadway e “Auto da Compadecida”, a primeira montagem teatral da escola.
Plataforma de cursos
Para completar, a In Cena também se prepara para lançar uma plataforma de cursos online, prevista para julho. O primeiro curso será “10 Dicas para alcançar o Belting”, com Roberto Montesuma. Nele, os alunos irão conhecer os passos para conquistar as técnicas usadas pelos artistas da Broadway e do mundo do musical pop.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão