Parintins, dia 30 de junho de 2024 – Na noite de encerramento do 57º Festival de Parintins, o Boi Garantido emocionou a galera vermelha e branca com um espetáculo que celebrou a ancestralidade e a importância dos povos indígenas na construção de um futuro mais justo e sustentável.
Com o tema “O Futuro é Ancestral”, o bumbá apresentou uma narrativa inspiradora, baseada nos ensinamentos do escritor indígena Ailton Krenak, que convida a olhar para o futuro com respeito e reconhecimento aos saberes ancestrais.
Ritual Indígena
Um dos momentos mais marcantes da noite foi o Ritual Indígena “Jeroki Kaiowá”, do povo Guarani Kaiowá, que trouxe à arena do Bumbódromo a força e a resiliência de um povo que luta pela preservação de seu território e cultura, mesmo diante de inúmeros desafios.
O pajé Adriano Paketá, responsável por conduzir o ritual, destacou a importância de dar visibilidade à luta dos povos indígenas e levar sua mensagem de esperança ao público do festival.
“O Garantido está grandioso e hoje, para fechar com chave de ouro, vamos apresentar esse ritual pela primeira vez no Festival Folclórico de Parintins. Vamos fazer reverência a esse povo maravilhoso com um grande momento ritualístico e, com certeza, vamos arrepiar a galera vermelha e branca”, destacou Adriano Paketá.
O coordenador de arena do Garantido, Telo Pinto, ressaltou a grandiosidade do espetáculo e a confiança na busca pelo 33º título. Com alegorias imponentes, coreografias vibrantes e uma narrativa envolvente, o bumbá vermelho e branco apresentou um espetáculo completo, que celebrou a cultura amazônica e a ancestralidade dos povos da floresta.
“Nós estamos com um espetáculo falando da ancestralidade para o futuro, falando realmente dessa esperança que nós temos do futuro. O Garantido vem muito preparado e grandioso. São quatro estruturas artísticas grandiosas e uma grande surpresa na arena”, detalhou o coordenador.
Na Galera, que concorre ao item 19 do Festival de Parintins, a Karoline Araújo, 27, veio pela terceira vez prestigiar o boi do coração. Para ela, fazer parte do espetáculo apresentado na arena é sempre uma grande emoção.
“Estamos num dos maiores festivais dos últimos tempos, então tenho todas as expectativas possíveis. Estou aqui para curtir e tenho certeza que o Garantido vai ganhar”, disse Karoline Araújo.
Com o término das apresentações, a expectativa agora se volta para a apuração, que definirá o grande campeão do Festival de Parintins 2024. Independentemente do resultado, o Garantido deixa sua marca na história do festival com um espetáculo emocionante e inspirador, que celebra a ancestralidade e a esperança em um futuro mais justo e sustentável para todos.
Leia mais:
Caprichoso apresenta espetáculo com celebração dos saberes tradicionais na última noite do festival