Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa) para arrecadar recursos visando à conservação e revitalização da Cadeia Pública Desembargador Vidal Pessoa e do Palacete 5 de Setembro.
A cooperação se concentra na busca de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros possíveis patrocinadores, com o objetivo de promover a revitalização de patrimônios históricos, incentivar projetos culturais, além de gerar emprego e renda.
APPA
Felipe Vieira Xavier, representante da Appa, apresentou um pré-projeto para a revitalização do prédio que abrigava a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, desativada em maio de 2017.
O projeto, com um orçamento estimado em R$ 50 milhões, contempla um auditório, uma concha acústica e salas de oficinas artísticas, transformando-o em um novo centro cultural em Manaus.
O pré-projeto será sujeito a audiências públicas ao longo do processo de captação de recursos.
Secretaria de Cultura
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enfatizou a importância desse acordo na preservação do Patrimônio Histórico e destacou a experiência da Appa em projetos semelhantes.
Felipe Vieira Xavier ressaltou que o acordo marca o início do planejamento de captação de recursos e destacou a importância da participação da comunidade na preservação do patrimônio cultural público.
Leia mais:
- Capacitação sobre Nova Lei de Licitações reúne gestores do AM no TCE-AM
- Crianças são atacadas por abelhas em ônibus escolar em Iranduba
- Mostra de cinema dá voz à diversidade e à periferia no Sou Manaus 2025
- Cirandas de Manacapuru revelam propostas artísticas que misturam tradição e inovação
- Senado aprova lei sobre crimes digitais contra crianças