Morre Charufe Nasser, referência da gastronomia amazonense
Manaus (AM) – A empresária e escritora Charufe Nasser, figura marcante da gastronomia de Manaus, morreu nesta sexta-feira (14/11), aos 79 anos, em Manaus, informa o Governo do Amazonas em nota de pesar.
Charufe era descendente de família árabe e construiu uma cozinha única ao unir temperos do Oriente Médio com ingredientes da floresta amazônica. Essa fusão cultural virou sua marca registrada. Além disso, a tartaruga guisada — prato que ficou famoso — é parte essencial da herança gastronômica que ela deixou no Amazonas.
Sua influência foi além dos restaurantes. Com talento para escrever, a chef publicou “A Sultana do Seringal”, uma autobiografia romanceada, e “Banquete de Lendas”, no qual mistura receitas, versos poéticos e histórias da tradição alimentar amazônica.
Charufe também era conhecida pelo seu lado festeiro: promovia eventos como o tradicional “Arraial Agostino” e se tornou presença constante em rodas sociais da capital.
A morte gerou comoção na cidade. Segundo o Blog do Hiel Levy, ela foi internada no Hospital 28 de Agosto após sentir dores no peito e na cabeça, mas não resistiu.
NOTA DE PESAR DO GOVERNO DO AMAZONAS:
O Governo do Amazonas lamenta, com pesar, a morte da empresária Charufe Nasser, nesta sexta-feira (14/11), aos 79 anos, em Manaus. Dona de vários restaurantes na capital nas décadas de 80, 90 e 2000, Charufe marcou a história recente do Amazonas ao criar pratos que uniam a tradição e o sabor da gastronomia regional.
Filha de família árabe, ganhou destaque com pratos como a famosa tartaruga guisada. Charufe também era escritora e lançou os livros a Sultana do Seringal, uma autobiografia romanceada e Banquete de Lendas, que aborda receitas, versos e histórias da culinária regional.
O Governo do Estado se solidariza com familiares e amigos nesse momento de dor.
Leia mais:
- Em luto, CMM rende homenagens a Amazonino Mendes que morreu no domingo
- Familiares, amigos e fãs se despedem de Preta Gil no Theatro Municipal do Rio
- Veja como será a aula show de culinária do Chef Erick Jacquin no #SouManaus 2023
- Virgínia Fonseca prova “tacacá” diferente em São Paulo e gera repercussão na internetastronomia
- Cetam celebra primeiro ano da Escola de Gastronomia Bernardo Ramos em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
