Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, visitou na tarde desta terça-feira (26) o Porto de Manaus para acompanhar os avanços na montagem do palco Malcher, um dos principais espaços do festival #SouManaus Passo a Paço 2025.
A vistoria contou com a presença do presidente da Manauscult, Jender Lobato, da secretária municipal de Comunicação, Camila Silva, além de artistas e técnicos envolvidos no projeto cenográfico.
Estrutura grandiosa e identidade amazônica
Assinado pelo cenógrafo e diretor de arte Andrey Hermuche, com mais de 27 anos de carreira e atuação em mais de 500 projetos pelo Brasil, o palco já está com 60% concluído.
A estrutura terá 80 metros de comprimento, cenografia monumental, diagonal de LEDs e elementos que remetem à biodiversidade amazônica, como sumaúmas e seringais, projetados integralmente em 3D.
Com padrão de grandes festivais, como o Palco Mundo do Rock in Rio, o espaço consolida Manaus no circuito dos maiores festivais culturais do país.
“Uma vitrine da cultura nacional”, diz prefeito
Durante a vistoria, o prefeito destacou o impacto do festival para a cidade.
“O #SouManaus já é um marco no calendário cultural do Brasil e, neste ano, vamos surpreender ainda mais. Estamos entregando à população uma estrutura de padrão internacional, que valoriza a nossa identidade amazônica e coloca Manaus como vitrine da cultura nacional”, afirmou David Almeida.
O presidente da Manauscult, Jender Lobato, também reforçou o simbolismo da cenografia:
“O palco Malcher é uma homenagem à nossa história e à natureza que nos cerca. Mais do que um espaço para shows, será uma experiência visual e sensorial inesquecível para o público”, disse.
Valorização de artistas locais
O artista plástico e arquiteto Jander Lemos, que lidera a equipe de cenografia do festival, destacou a valorização da mão de obra local.
Segundo ele, mais de 70 profissionais, entre artesãos, pintores, serralheiros, costureiros e cenotécnicos, estão envolvidos na execução do projeto.
“O público pode esperar um toque sublime de tecnologia aliado à identidade amazônica do evento. Em termos de cenografia e técnica, o #SouManaus não deixa a desejar a nenhum grande festival do Brasil e do mundo”, afirmou.
Festival ocupa Manaus em setembro
O #SouManaus Passo a Paço 2025 acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com programação gratuita e grandes atrações nacionais e internacionais, transformando Manaus em um polo de arte, música e diversidade cultural.
Leia mais:
Sou Manaus terá esquema especial no transporte público; confira