Manaus (AM) – A série documental “Samba com Elas” destaca o papel das mulheres na história do samba amazonense, homenageando figuras como Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Fátima Silva, Cláudia Trindade e Lucinha Cabral.
Com a assinatura da Cacique Produções e direção de Rosa Malagueta, o projeto busca ressaltar a contribuição artística das cantoras amazonenses.
Resgatando Histórias
A série, contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo, conta com o apoio do Governo do Amazonas e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Segundo Rosa Malagueta, a produção audiovisual local tem alcançado diversos públicos, contribuindo para a disseminação da arte na região.
“Dessa forma conseguimos contribuir com o processo de difusão do fazer artístico no Amazonas, que conta com importantes e potentes nomes em todos os segmentos artísticos e culturais, como essas brilhantes cantoras que engrandecem o cenário do samba no nosso estado”, explicou.
Temporada Inaugural
Em sua primeira temporada, a série abordará cinco episódios dedicados às artistas, cada um com aproximadamente 25 minutos de duração.
O jornalista cultural e cineasta amazonense Wallace Abreu destaca a importância da pesquisa aprofundada para destacar a trajetórias dessas mulheres no cenário musical.
“Esta pesquisa é profunda e meticulosa, iniciada desde os primeiros dias de 2024, dada a relevância dos cinco nomes destacados nesta primeira temporada em nosso cenário musical. Considerando suas extensas carreiras, que abrangem diversas vertentes além do samba, requer uma atenção especial para identificar os aspectos mais significativos de suas trajetórias dentro do contexto do samba”, disse Wallace.
Wallace Abreu
Projetando o Futuro
Embora a primeira fase do projeto esteja em andamento, a produção da série depende ainda de recursos adicionais para sua conclusão. Além da produção audiovisual, o projeto também inclui ações sociais, como workshops gratuitos em comunidades periféricas e ribeirinhas de Manaus, conforme previsto no edital da Lei Paulo Gustavo.
Cacique Produções
Fundada em 2019 por Wallace Abreu e Rosa Malagueta, a Cacique Produções visa dar visibilidade às narrativas e personalidades da região amazônica, destacando-se por produções cinematográficas de qualidade e relevância cultural.
Leia mais:
Cineclube em Manaus apresenta documentário baseado na vida do artista Otoni Mesquita