Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), informa que o show da cantora Joelma, agendado para o 2º Esquenta do “#SouManaus 2023”, no próximo domingo, 30/7, está cancelado, devido a questões de saúde da cantora.
No entanto, a prefeitura reforça que o esquenta, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, está confirmado com a presença de artistas locais, como os cantores Guto Lima e Mayknho, do Feras do Forró.
Saúde de Joelma
A cantora Joelma, que já enfrentou cinco diagnósticos de Covid-19, anunciou uma pausa em sua carreira para cuidar de sua saúde. Embora ainda não haja confirmação de que as sequelas da doença estejam relacionadas à decisão de se afastar dos palcos, a artista continua enfrentando problemas de saúde, que podem ter influenciado essa escolha.
Sequelas da Covid-19
Uma hipótese que pode justificar essa pausa é um estudo publicado na revista científica Nature, que revelou que reinfecções por Covid-19 aumentam o risco de morte, hospitalização e desenvolvimento de sequelas em múltiplos sistemas de órgãos.
Essas sequelas podem afetar os pulmões, o sistema cardiovascular, o sistema gastrointestinal, os rins, a saúde mental e o sistema neurológico.
O quinto diagnóstico de Covid-19 para Joelma ocorreu em novembro do ano passado, quando ela compartilhou um vídeo nas redes sociais para informar seus fãs sobre o problema e teve que cancelar alguns shows.
Na época, a cantora enfrentava sintomas graves, como um inchaço no corpo que causou preocupação entre seus admiradores e gerou grande movimentação nas redes sociais.
Ela chegou a ser internada, relatando que foi alertada pelo médico sobre a possibilidade de ter sofrido uma trombose, o que poderia ter sido fatal.
Outros diagnósticos, como derrames oculares e paradas cardíacas, também fazem parte do histórico de saúde da cantora. No entanto, ela afirmou que a última infecção foi a mais leve.
“O quinto foi bem tranquilo. Até pensei que não estava com Covid. Do primeiro ao quarto, foram os mesmos sintomas, muito fortes. E o quinto, não. Foi muito suave”, declarou.
Segundo informações fornecidas pela própria cantora em entrevistas, o tratamento para aumentar sua imunidade foi fundamental para melhorar sua saúde.
“Hoje, eu estou muito bem, graças a Deus. Os médicos estão cuidando da minha imunidade, da microbiota. Estou repondo essas bactérias e isso fez uma diferença na minha saúde”, afirmou.
Mal-estar durante apresentações
No entanto, desde o início do ano, Joelma tem enfrentado episódios de mal-estar durante suas apresentações. Em 8 de julho, ela teve uma dificuldade respiratória e precisou de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante um evento em Bragança.
Desta vez, o escritório da cantora relatou que a pausa nos shows foi necessária por recomendação médica.
Nota do escritório da cantora
Em nota, o escritório da cantora informou o cancelamento: “A Jshow, escritório que administra a carreira da cantora Joelma, reitera que Joelma não se sentiu bem no show da noite deste sábado (22), por conta de uma recaída e, portanto, por orientação médica, seguirá em tratamento de saúde e terá a agenda de shows cancelada por tempo indeterminado. Agradecemos o carinho e contamos com a compreensão”.
A cantora tranquilizou seus fãs, expressando seu amor e gratidão por eles, afirmando que cantar para eles é o que mais ama e que, após cuidar de sua saúde, espera voltar ao palco com toda a sua energia e dedicação.
Leia mais:
Cantora Joelma passa mal no Pará e cancela agenda de shows