Manaus (AM) – A artista plástica Tatiana Sobreira retorna à cena artística de Manaus com uma nova exposição. A mostra, intitulada “Alma Zônia”, tem como inspiração a paisagem, a fauna, a flora nativa e as questões de degradação e exploração ambiental da Amazônia.
Tatiana Sobreira é influenciada pelas ressignificações da cultura tradicional, que atualmente enfrenta dificuldades para fornecer parâmetros na ação de controle e na simbolização da vida social das comunidades, diante das adversidades do mundo contemporâneo. Ela se inspira nessas questões para compor sua obra.
Inquietude exposta em arte
“Alma Zônia”, sob o olhar de Tatiana Sobreira, apresenta telas de cores vibrantes e esculturas que refletem a inquietude de uma artista que nasceu e reside na região Norte do Brasil. Ela se junta às milhares de almas que buscam incansavelmente soluções para proteger, preservar e promover reflexões sobre a criatividade ambiental, social e cultural que envolve a Amazônia.
A exposição recebe a curadoria e produção dos produtores culturais e jornalistas Wagner Moreira e Yghor Palhano.
No cenário da exposição, as telas e esculturas são estrategicamente posicionadas nas paredes e suspensas com cordas Waimiri Atroari.
O ambiente, composto por obras com temáticas abstratas relacionadas a queimadas, garimpo ilegal e o lixo descartado nos rios da Amazônia, mostra a exploração desenfreada do bioma Amazônia.
Informações sobre a exposição:
- Material: Telas e esculturas
- Data de abertura: 15 de Setembro de 2023
- Local: Casa das Artes
- Horário: 19h
Sobre a Artista Tatiana Sobreira:
Tatiana Sobreira é jornalista e radialista com quase três décadas de atuação na Amazônia brasileira. Ela já trabalhou como jornalista nos principais estados da Amazônia e também viajou como produtora e assistente de produção, registrando experiências audiovisuais relacionadas ao jazz e à bossa nova em alguns países da Ásia e América do Norte. Desde 2007, Tatiana Sobreira atua como artista visual, tendo realizado sua primeira grande exposição em 2018, intitulada “Filha de Maria”, uma homenagem à sua mãe e ao arquétipo feminino do Norte do Brasil.
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus