Manaus (AM) – O Governo do Amazonas deu início à divulgação de seu potencial energético visando atrair investimentos em matrizes econômicas sustentáveis. Na quinta-feira (07/03), o vice-governador Tadeu de Souza representou o governador Wilson Lima na abertura da conferência Amazonas Óleo, Gás e Energia 2024, realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Autoridades, empresários e representantes de importantes companhias do setor marcaram presença no evento, que contou com um extenso programa de debates e rodadas de negócios.
Promovida pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a conferência destaca-se como o principal evento do setor neste ano no Brasil. Durante dois dias, as principais empresas de óleo, gás e energia compartilham experiências, estabelecem contatos e trabalham para impulsionar negócios com base nas potencialidades locais.
O vice-governador, em representação ao governador Wilson Lima, inaugurou a conferência Amazonas Óleo, Gás e Energia 2024, destacando a liderança do estado na produção de gás natural em terra.
“Isso é uma demonstração desse ‘ímã de atração’ que é, hoje, o estado do Amazonas. Isso é importante para quem vive aqui, é importante para a gente fazer a diversificação da cadeia dos empregos e, acima de tudo, interiorizar a atividade econômica. O impacto na qualidade de vida e bem-estar de quem está no interior é muito grande com o desenvolvimento dessas novas cadeias produtivas”, ressaltou.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) com apoio do Sebrae, marca o início do ciclo de eventos do setor no Brasil, reunindo as principais empresas para discutir estratégias de negócios e investimentos.
Além disso, a conferência também busca promover a diversificação econômica e o estímulo ao interior do estado, como parte dos objetivos da gestão para o desenvolvimento sustentável.
O vice-governador destacou o potencial do Amazonas para a descarbonização da indústria e o fomento ao uso do gás natural, ressaltando os esforços do governo estadual para expandir a infraestrutura de gás natural e promover sua utilização em diversos setores.
A presença da Eneva e seus anúncios de novos investimentos evidenciam o cenário promissor, impulsionando a economia e gerando empregos na região.
Destaques do Amazonas
O evento enfatizou ainda os dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que mostram o Amazonas como o único estado da região Norte com atividades petrolíferas, além de possuir a maior reserva de gás em terra do país, com aproximadamente 40 bilhões de metros cúbicos de poços já provados e potencial para alcançar 100 bilhões de metros cúbicos.
Amazonas
Com um crescimento de 38% do número de unidades consumidoras contratadas de gás natural em 2023, o Amazonas já conta com mais de 17,4 mil UCs contratadas, além de seis postos de combustíveis em operação com gás natural veicular (GNV) e uma rede de distribuição que abrange 20 bairros de Manaus, com 281 quilômetros de extensão.
O gás natural fornecido pela Cigás também é usado no segmento termelétrico, respondendo por grande parte da geração de energia elétrica consumida pela população de Manaus e dos municípios vizinhos.
“Esse ano de 2024, nós vamos investir cerca de R$ 87 milhões para ampliar a rede de gasodutos e atingir cerca de 23 mil unidades consumidoras. Cerca de 60% da energia que nós consumimos aqui na cidade de Manaus já é proveniente do gás. E isso foi uma coisa muito boa para o meio ambiente, para a qualidade de vida”, afirmou.
Por meio da campanha “Faça a conta! Use GNV!”, o Governo do Amazonas incentiva a conversão de veículos para o gás, com a concessão de um benefício de R$ 4 mil, contribuindo assim para a redução das emissões de poluentes e para a promoção de uma matriz energética mais limpa e sustentável.
( * ) Portal Meu Amazonas com informações da assessoria
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão