Manaus–AM – Em mais uma ação de aproximação com o setor industrial, a Suframa realizou, nesta segunda-feira (14), uma visita à unidade da Pioneer do Brasil, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte de Manaus. A visita teve como objetivo estreitar o diálogo e acompanhar de perto o desenvolvimento da planta, uma das principais fabricantes de equipamentos de áudio automotivo da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Recepção
O vice-presidente executivo e diretor industrial da empresa, Shinich Shimazaki, o gerente geral Hélio Nonaka e a gerente de engenharia de produção e qualidade, Adriana Arruda, recepcionaram a comitiva da Suframa, na primeira vez que uma comitiva da Autarquia visitou a fábrica.
Produção de equipamentos de áudio e vídeo
Inaugurada em 2003, a fábrica da Pioneer em Manaus tem como foco a produção de equipamentos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo, com destaque para o setor automotivo.
Mão de obra e capacidade de produção

Atualmente, a unidade emprega 208 pessoas em Manaus e 44 no escritório de São Paulo.
A capacidade produtiva da planta, inaugurada em 2008, é de 1 milhão de unidades anuais. A estimativa é que em 2024 a produção alcance mais de 400 mil unidades.
Zona Franca de Manaus
Durante a visita, o gerente geral Hélio Nonaka destacou a importância da Zona Franca de Manaus para o crescimento da empresa no Brasil, salientando que o principal produto fabricado na planta é o autorrádio, com uma produção média mensal de 35 mil aparelhos.
“Estamos nesta unidade desde 2008 e, todo ano, investimos entre R$ 5 a 7 milhões na modernização e atualização de nossos equipamentos e processos”, explicou Nonaka. O executivo também mencionou a fabricação de subwoofers automotivos, placas de circuito impresso, controles remotos, além de novos projetos inovadores. Estamos sempre buscando inovar, e um dos nossos próximos projetos é o NP-1, um Assistente de Direção Veicular com controle por voz, lançado no Japão e com potencial para ser produzido aqui em Manaus”, afirmou Nonaka.
A comitiva da Suframa, composta pelo superintendente Bosco Saraiva; o superintendente-adjunto executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; e o gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel, acompanharam os executivos para entender o funcionamento da indústria.
Instalações da empresa chamam atenção da comitiva da Suframa
Bosco Saraiva destacou que a Suframa está empenhada em apoiar os planos de expansão e diversificação da Pioneer em Manaus e também elogiou as instalações da empresa.
“Percebemos claramente a satisfação dos trabalhadores em estarem em um ambiente limpo e organizado, em uma empresa com uma marca tão importante no setor. Ao visitarmos a fábrica, observamos cada detalhe: desde o ambiente de trabalho até o tratamento dado aos funcionários e à gestão responsável dos resíduos sólidos. Estamos muito satisfeitos com o que vimos e ouvimos. Além disso, a Pioneer, com sua trajetória de inovação e constante modernização, é um exemplo claro do potencial da nossa região para atrair investimentos e avançar em tecnologias de ponta”, enfatizou o superintendente.
Leia mais:
Yamaha comemora 5 milhões de motocicletas produzidas no PIM
Fábrica da Vivara em Manaus recebe visita da Suframa
Metalúrgica Sato em Manaus recebe visita da Suframa
Suframa explica potencial da ZFM para diplomatas chineses em Manaus