MANAUS (AM) – Representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) estiveram na Suframa nesta terça-feira (9), para realizar uma visita de cortesia, discutir o futuro do setor na Zona Franca de Manaus (ZFM) e conhecer os projetos e ações da nova gestão para os próximos anos. A agenda positiva teve o caráter de estreitar ainda mais a relação entre a Autarquia e os empresários, com o objetivo de fortalecer o Polo Industrial de Manaus (PIM) diante das conjecturas apresentadas pela reforma tributária.
Assuntos como Processo Produtivo Básico (PPB), investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PI&D) e as expectativas criadas em torno do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), também fizeram parte da conversa na sede da Suframa.
Além de reiterar as prioridades da nova gestão à frente da Suframa, que são promover a integração regional, dinamizar a interiorização das ações da Autarquia e avançar na modernização institucional, o superintendente Bosco Saraiva garantiu total apoio aos empresários e até sugeriu a realização de um evento para o mês de outubro, em Brasília, como forma de evidenciar a importância da ZFM durante a reforma tributária. “Em vez de fazer um evento grandioso aqui, com gastos que não podemos fazer, nesse momento de dificuldade para todos os setores, por que não lá mesmo em Brasília, como forma de chamar a atenção do Congresso Nacional para a importância da Zona Franca de Manaus?”, sugeriu Bosco Saraiva.
Sobre o CBA, que passou a ter personalidade jurídica no início deste mês, a reunião destacou a diversificação da matriz econômica e a manutenção da ZFM como mola propulsora. O envolvimento da indústria local e a participação efetiva dos setores de eletrodomésticos e eletroeletrônicos serão primordiais nesse sentido, segundo o presidente-executivo da Eletros, Jorge Júnior. “A Eletros tem uma representatividade muito grande no Polo Industrial de Manaus, tanto em geração de emprego quanto em faturamento. A gente sempre teve a Suframa como uma grande parceira e viemos aqui, numa visita de cortesia, para apresentar o nosso apoio ao superintendente Bosco Saraiva, por toda a sua história, toda a sua trajetória. Agora, é por em prática tudo o que nós alinhamos aqui para o fortalecimento do PIM”, destacou Jorge Júnior.
O dirigente ressaltou, ainda, que conta com o apoio da Suframa no enfrentamento de outros desafios que também precisam ser superados, principalmente nas áreas de televisores e antenas parabólicas.
Diretoria
A reunião desta terça-feira contou também com a participação do presidente do Conselho Administrativo da Eletros, Edward Feder; do vice-presidente setorial da Linha de Ar-condicionado, Murakami; do vice-presidente do conselho de Linha Marrom, Daniele Cardani; do vice-presidente Estrutural de Linha Branca, Eduardo Vasconcelos; da diretora-executiva, Marcela Paes Barreto; e do diretor da Linha Marrom, Thiago Rodrigues.
A nova diretoria foi eleita no último mês de dezembro e fica à frente da Eletros para os próximos dois anos.
LEIA MAIS:
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus
- Estudo aponta caminhos para salvar o sauim-de-coleira da extinção
- TCE-AM e MPC lançam Revista Científica com evento especial
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022