MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (17), durante encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), decretos para a concessão de incentivos fiscais para 66 indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Com a medida, a expectativa é gerar, aproximadamente, 2 mil novos postos de trabalho e novos investimentos no setor e, com isso, o Governo do Amazonas amplia o fomento ao segmento industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Wilson Lima destacou que a ação reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o modelo Zona Franca e a geração de emprego e renda.
“A aprovação e assinatura dos decretos que a gente fez hoje são ações rotineiras e que a gente faz ao longo do ano de acordo com os projetos que vão sendo apresentados pelos interessados e avaliados pelo nosso Codam, que é o nosso Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas”, declarou.
Para usufruírem dos incentivos fiscais, que variam de 55% a 100% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), as empresas beneficiárias deverão investir R$ 2 bilhões, aproximadamente, no estado do Amazonas.
“Esses projetos são de implantação imediata. Algumas empresas estão sendo implantadas. Temos 22 novos projetos que terão um prazo de seis meses a um ano, e outras já estão instaladas, que dependiam desses decretos para iniciar a produção, com a fiscalização da nossa secretaria, então podemos dizer que a geração de empregos será imediata”, afirmou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino.
Entre as empresas beneficiadas pelos decretos assinados pelo governador Wilson Lima estão, por exemplo, os segmentos de termoplásticos (que representam a maioria), informática, componentes eletrônicos, componentes metálicos, componentes de embalagens, alimentação, eletroeletrônicos e diversos.
Modelo Zona Franca
Wilson Lima destacou que o Estado tem mantido o diálogo com os diversos poderes a fim de garantir a competitividade e, principalmente, os empregos dos amazonenses.
O governador seguirá cumprindo agendas com parlamentares e dirigentes de órgãos do Governo Federal.
Ao todo, o Polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 500 indústrias de alta tecnologia e alcançou, em outubro de 2022, 114 mil empregos diretos e mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos eletroeletrônico, bens de informática e duas rodas.