MANAUS (AM) – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participa da Eletrolar Show 2026, em São Paulo, com o objetivo de atrair novos investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e ampliar a presença de empresas dos setores de eletroeletrônicos, informática e tecnologia na capital amazonense.
A feira, considerada a maior da América Latina para os segmentos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares e tecnologia da informação, começou nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 25 de junho no Distrito Anhembi.
Segundo a organização do evento, mais de 40 mil visitantes profissionais e cerca de mil expositores devem participar da edição deste ano.
Estratégia já atraiu R$ 1,4 bilhão para a Zona Franca
A participação da Suframa faz parte do Plano de Prospecção de Novos Negócios (PPNN), criado para divulgar as vantagens competitivas da Zona Franca de Manaus e atrair novos empreendimentos industriais.
De acordo com a autarquia, as ações realizadas em feiras nacionais nos últimos anos contribuíram para a captação de aproximadamente R$ 1,4 bilhão em investimentos privados e para a geração de mais de 1.300 empregos diretos no Polo Industrial de Manaus.
Além da Eletrolar Show, a estratégia inclui participação em eventos dos setores farmacêutico, hospitalar e de energia renovável.
Setor eletroeletrônico lidera faturamento do Polo Industrial
O segmento de eletroeletrônicos e bens de informática continua sendo um dos principais motores da economia da Zona Franca de Manaus.
Empresas instaladas no Polo Industrial produzem televisores, aparelhos de ar-condicionado, celulares, computadores, componentes eletrônicos e diversos equipamentos destinados ao mercado nacional.
Segundo a Suframa, a presença na feira busca fortalecer o relacionamento com empresas já instaladas no Amazonas e abrir espaço para novas oportunidades de negócios.
Feira reúne empresas de tecnologia e inovação
A Eletrolar Show também funciona como um espaço para apresentação de tendências tecnológicas e novos produtos.
A programação deste ano inclui mais de 50 palestras voltadas para temas como inteligência de dados, transformação digital, comportamento do consumidor e perspectivas econômicas para o segundo semestre de 2026.
Para o superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, a participação no evento é estratégica para ampliar a competitividade do Polo Industrial de Manaus.
“Buscaremos o diálogo com as matrizes das empresas que já operam na Zona Franca e, ao mesmo tempo, atrair novos investidores, demonstrando a robustez do modelo e o potencial de desenvolvimento tecnológico da região”, afirmou.
Zona Franca busca ampliar cadeias produtivas
Além de atrair novas empresas, a estratégia da Suframa busca aumentar o chamado adensamento produtivo, ampliando a fabricação de componentes e insumos dentro do próprio Polo Industrial.
A medida é considerada importante para reduzir a dependência de fornecedores externos, fortalecer a indústria local e aumentar a geração de empregos qualificados no Amazonas.
SAIBA MAIS
A Eletrolar Show 2026 ocorre entre os dias 22 e 25 de junho, em São Paulo, reunindo empresas dos setores de tecnologia, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Segundo a Suframa, ações de prospecção realizadas em feiras nacionais já contribuíram para a atração de aproximadamente R$ 1,4 bilhão em investimentos para a Zona Franca de Manaus.
LEIA MAIS:
Suframa conhece projetos de inteligência artificial e Indústria 4.0 desenvolvidos em Manaus
Suframa visita fábrica da Foxconn em SP e discute novos negócios para a Zona Franca
Suframa orienta Refinaria da Amazônia após nova regra de combustíveis na Zona Franca
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431