Manaus, 12 de março de 2024 – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) se reuniram nesta terça-feira (12) para discutir a regularização fundiária e o aproveitamento de pesquisas ambientais no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS).
Regularização Fundiária:
- Foco: Formalizar a cessão ou transferência de áreas do INPA no DAS.
- Objetivo: Permitir o repasse de recursos da Finep para a instalação de cinco bases de pesquisa.
- Proposta: Contrato de Direito Real de Uso (CDRU) para cada área, a ser submetido ao Conselho de Administração da Suframa (CAS) em 30 de abril.
Aproveitamento de Pesquisas Ambientais:
- Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) PDBFF: Uma das áreas florestais mais estudadas do planeta, com mais de 200 dissertações e teses em 40 anos.
- Desafio: Repactuar a convivência com proprietários vizinhos para evitar a interrupção das pesquisas.
- Solução: Visita técnica às áreas do INPA no DAS e reunião com os proprietários vizinhos e ICMBio para apresentar a importância das pesquisas.
Benefícios da Parceria:
- Desenvolvimento sustentável da Amazônia.
- Fortalecimento da pesquisa científica na região.
- Aplicação de pesquisas para aprimorar o DAS.
De acordo com o diretor do Inpa, Henrique Pereira, a Amazônia é uma das áreas florestais mais estudadas do planeta, tendo dado origem a mais de 200 dissertações e teses ao longo de 40 anos.
O Inpa solicitou o apoio da Suframa para repactuar a convivência com os proprietários vizinhos, visando a evitar a interrupção das pesquisas ou a inviabilização de novas. Além disso, foi destacado que a Suframa poderia se beneficiar dos experimentos de recuperação florestal desenvolvidos na área e aplicá-los em outros locais do DAS.
O superintendente da Suframa sugeriu a realização de uma visita técnica às áreas do Inpa localizadas no DAS e também propôs o agendamento de uma reunião na Autarquia com os proprietários vizinhos da área do Inpa e ICMBio para que os produtores sejam informados das pesquisas desenvolvidas no local e a importância da continuidade delas.
“A reunião com o Inpa evidencia a importância da colaboração entre instituições para o desenvolvimento sustentável da região amazônica e o fortalecimento da pesquisa científica na região”, frisou Bosco Saraiva.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão