Manaus (AM) – Em reunião realizada na sede da Suframa nesta terça-feira (19/12), o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, discutiram o projeto de instalação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS). Localizado na Área de Livre Comércio de Tabatinga, o projeto, que começou em 2020, visa fortalecer pesquisas na região do Alto Solimões.
Serafim Corrêa, acompanhado de sua equipe técnica, apresentou os detalhes do PaCTAS, coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), envolvendo grupos de pesquisa, professores, pesquisadores e laboratórios da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) de Tabatinga.
ÁREA DESTINADA
A área da Suframa destinada ao projeto abrange 27 mil metros quadrados, situados em um terreno de 180×150 metros, onde está o prédio da Área de Livre Comércio de Tabatinga.
Guilherme Vilagelim, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), destacou a posição estratégica do local na avenida principal, próxima à fronteira.
Vilagelim informou sobre dois TEDs viabilizados junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, totalizando R$ 9,6 milhões, e um recurso do BID de US$ 5 milhões para a construção de laboratórios.
A proposta do Parque é integrar instituições acadêmicas e empresas para atrair investimentos.
Bosco Saraiva expressou a importância do Parque e solicitou à Sedecti o envio formal da proposta à Suframa para dar continuidade aos trâmites técnicos necessários para a concessão da área.
“O PaCTAS alinha-se com a proposta de desenvolvimento que envolve academia, governo e empresas, podendo contar com nosso apoio”, afirmou o superintendente.
A reunião contou com a presença do superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, e do superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho.
LEIA MAIS:
- Mãe é presa após bebê morrer asfixiado em Manaus
- Cheia no Amazonas já afeta mais de 534 mil pessoas
- Marina Silva sofre novos insultos em comissão no Congresso
- Polícia procura homem por golpe com móveis planejados em Manaus
- Obesidade cresce entre mulheres e homens no Amazonas, alerta OMS