Manaus (AM) – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou por meio de nota ao Portal Meu Amazonas que teve aprovação pelo Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC/Capes) para a criação de dois novos cursos de mestrado profissional.
Os cursos pioneiros, até então inexistentes no Amazonas, são o Mestrado em Música, oferecido pela Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), e o Mestrado em Engenharia Elétrica, disponibilizado pela Escola Superior de Tecnologia (EST).
Cursos em análise
Além desses, a UEA possui outros quatro cursos em fase de análise pelo conselho: Mestrado Acadêmico em Geografia, Doutorado em Direito Ambiental, Doutorado em Letras e Artes, e Mestrado Profissional em Administração.
Ao todo, a universidade poderá contar com até seis novos cursos aprovados pela Capes. Todo o processo está sendo acompanhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp).
Avaliação da UEA
De acordo com a assessoria da UEA, durante a análise das propostas, a Capes avalia a produção acadêmica dos professores nos últimos quatro anos, o projeto pedagógico do curso e outros aspectos relacionados à infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional.
A avaliação indicou que ambos os cursos contam com infraestrutura administrativa e laboratorial adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como recursos bibliográficos satisfatórios.
Demanda antiga
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac destacou que os cursos atendem a uma demanda antiga por programas de pós-graduação nessas áreas. Mubarac afirmou que esse avanço contribui para a consolidação e melhoria da qualidade do ensino, resultando na formação de profissionais capacitados.
Leia mais:
-
Mulher é presa por furtar fardos de café e outros produtos de supermercado em Manaus
Manaus (AM) – Na noite desta quinta-feira (3), uma mulher foi presa após ser flagrada furtando fardos de café, chocolates e calabresa em um supermercado localizado na Avenida Brasil, zona Oeste de Manaus. O prejuízo estimado da mercadoria recuperada é de aproximadamente R$ 5 mil. A polícia foi acionada por volta das 19h. A suspeita
-
Suspeito de degolar vítima para roubar rabeta é preso no AM
Rodrigo Tavares Gonzaga foi preso na terça-feira (3), suspeito de envolvimento no latrocínio de Marlesson Pureza de Oliveira, de 33 anos. O crime ocorreu na noite de quinta-feira (13/02), em um sítio na zona rural do município de Maués. De acordo com o delegado Roab Rocha, da 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), o suspeito
-
Padrasto é preso após estuprar e enforcar enteada de 9 anos no AM; vítima teve hemorragia ocular
Amazonas – Um homem de 18 anos foi preso acusado de estupro de vulnerável, tentativa de feminicídio e ameaça contra a enteada de 9 anos. A vítima foi enforcada com tanta violência que sangrou pelos olhos, além de sofrer abuso sexual. O criminoso foi preso, nesta quinta-feira (3), em uma embarcação no município de Beruri, no interior do