Manaus (AM) – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou por meio de nota ao Portal Meu Amazonas que teve aprovação pelo Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC/Capes) para a criação de dois novos cursos de mestrado profissional.
Os cursos pioneiros, até então inexistentes no Amazonas, são o Mestrado em Música, oferecido pela Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), e o Mestrado em Engenharia Elétrica, disponibilizado pela Escola Superior de Tecnologia (EST).
Cursos em análise
Além desses, a UEA possui outros quatro cursos em fase de análise pelo conselho: Mestrado Acadêmico em Geografia, Doutorado em Direito Ambiental, Doutorado em Letras e Artes, e Mestrado Profissional em Administração.
Ao todo, a universidade poderá contar com até seis novos cursos aprovados pela Capes. Todo o processo está sendo acompanhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp).
Avaliação da UEA
De acordo com a assessoria da UEA, durante a análise das propostas, a Capes avalia a produção acadêmica dos professores nos últimos quatro anos, o projeto pedagógico do curso e outros aspectos relacionados à infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional.
A avaliação indicou que ambos os cursos contam com infraestrutura administrativa e laboratorial adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como recursos bibliográficos satisfatórios.
Demanda antiga
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Mubarac destacou que os cursos atendem a uma demanda antiga por programas de pós-graduação nessas áreas. Mubarac afirmou que esse avanço contribui para a consolidação e melhoria da qualidade do ensino, resultando na formação de profissionais capacitados.
Leia mais:
-
Homem e mulher são presos por golpes com falsos consórcios em Manaus

Manaus (AM) – Um homem e uma mulher, de 25 e 22 anos, foram presos nesta terça-feira (18/11) em Manaus durante a Operação Consórcio de Papel, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon). Eles integram uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes com falsos
-
Parque Encontro das Águas será entregue em junho de 2026 em Manaus

A construção do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, um dos projetos urbanísticos mais emblemáticos da Prefeitura de Manaus, avança com rapidez e entra em fases estruturais decisivas. Em vistoria realizada nesta terça-feira (18/11), o prefeito David Almeida confirmou que o complexo turístico será entregue em junho de 2026. Avanço das obras e etapas estruturais
-
Justiça condena padrasto a 18 anos de prisão por matar criança autista em Manaus

Manaus (AM) – A Justiça do Amazonas condenou Henrique Coelho de Souza a 18 anos de prisão pelo homicídio triplamente qualificado de uma criança de 9 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sentença atende à denúncia apresentada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM). A vítima era enteada do acusado e não teve chance



