Manaus (AM) – A creche municipal Magdalena Arce Daou, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus, conquistou a etapa nacional da 3ª edição do “Prêmio Escolas Sustentáveis”. A vitória ocorreu na categoria Educação Infantil/Ensino Fundamental (anos iniciais), com o projeto “IncluARTE – SustentART”, que utiliza arte e sustentabilidade como promotoras de inclusão social.
A iniciativa da creche, que agora representará o Brasil na final internacional, em 21 de outubro, no Rio de Janeiro, transforma a realidade de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias.
O projeto cria espaços lúdicos e simbólicos que ajudam a comunidade a compreender o contexto do diagnóstico precoce e a vivenciar um novo mundo de possibilidades.
A gestora da creche, Juci Seixas, destacou que a vitória representa o esforço conjunto de toda a equipe escolar e da comunidade.
“Nossa equipe é aguerrida, determinada e unida em prol de uma educação de qualidade, que transforma. Representar o Brasil nesse certame é um momento grandioso e reforça nosso compromisso com as crianças”, afirmou.
Arte e meio ambiente transformam a vida de crianças com TEA
A professora Maria Raquel, idealizadora do projeto, explica que a iniciativa nasceu para atender a uma demanda crescente na creche por apoio a famílias com crianças com TEA.
“Muitas famílias buscavam na creche apoio, orientação e acolhimento. Pensamos em alegorias de micromundos e terrários para que elas compreendessem que, a partir do diagnóstico, seu mundo se transforma, tornando-se diferente do que haviam idealizado”, detalhou.
Jardins sensoriais
O projeto promove a criação de jardins sensoriais, terrários e jardins de pneus em áreas degradadas, com a participação ativa das famílias. A iniciativa também conta com o apoio de parceiros como o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semmasclima) e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
O jardim sensorial, que se tornou permanente, é um símbolo do novo universo que essas famílias vivenciam, consolidando o projeto como uma referência em educação inclusiva.
Cidadania Ambiental
Além disso, o “IncluARTE – SustentART” realiza ações de cidadania ambiental, como a coleta e reutilização de garrafas PET e tampinhas em obras de arte, o reflorestamento da mata ciliar e a criação de um livro autoral infantil, o “Rael, o defensor das matas e dos igarapés”.
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