Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus fez neste domingo (25) um alerta aos contemplados na primeira chamada do Programa Bolsa Idiomas (PBI) sobre o prazo para a entrega de documentos.
Segundo o edital nº 2/2023 – PBI, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 20/4, os candidatos têm até as 15h desta segunda-feira, 26/6, para entregar a documentação exigida nas instituições de ensino de língua estrangeira.
Eliminação do candidato
É importante ressaltar que a não entrega dos documentos dentro do prazo estabelecido resultará na eliminação automática do candidato, não sendo permitida a entrega fora do prazo.
Para o PBI 2023, foram disponibilizadas 30.020 bolsas com descontos de 100%, 75% e 50%.
A Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), responsável pelo programa, registrou um recorde histórico de inscrições este ano, com 25.590 candidatos.
O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, destaca a importância dessa etapa para garantir a vaga do candidato. Ele explica que a entrega dos documentos serve para comprovar as informações fornecidas durante o preenchimento do formulário de inscrição.
Após a entrega, será feita uma análise dos documentos para verificar se estão de acordo com as informações fornecidas pelo candidato no momento da inscrição.
Caso tudo esteja em ordem, será emitido um encaminhamento de matrícula para que o candidato possa aderir ao benefício, respeitando os procedimentos e prazos de matrícula das instituições de ensino.
É importante ressaltar que nesta etapa não é necessário efetuar nenhum pagamento, e não há cobrança de taxa de matrícula.
- Entre os critérios para concorrer a uma das bolsas do PBI estão:
- Residir em Manaus,
- estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental,
- Ter renda per capita não superior a 2,5 salários mínimos (R$ 3.300 em valores atuais) e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.
O programa destina 5% das bolsas para idosos e 5% para pessoas com deficiência (PcDs).
Leia mais:
- Homem e mulher são presos por golpes com falsos consórcios em Manaus
- Parque Encontro das Águas será entregue em junho de 2026 em Manaus
- Justiça condena padrasto a 18 anos de prisão por matar criança autista em Manaus
- Prefeito de Manaus confirma ordem de serviço para construção da Cidade do Autista
- VÍDEO: Terceiro carro aparece em suposto racha que matou duas pessoas em Manaus
