Manaus (AM) – O Amazonas FC sagrou-se campeão do Campeonato Amazonense 2025 na noite desta terça-feira (1º), ao vencer o Nacional FC por 2 a 1 na Arena da Amazônia. Com o triunfo, a equipe da zona Leste de Manaus garantiu seu segundo título estadual.
A decisão reuniu o campeão do primeiro turno, o Amazonas FC, e o vencedor do segundo turno, o Nacional FC. O jogo começou com a Onça Pintada pressionando e abrindo o placar logo aos 11 minutos do primeiro tempo, com um belo lance individual de Rodrigo Varanda. O Nacional reagiu e empatou ainda na etapa inicial com Vinícius Balotelli. Quando tudo indicava uma disputa por pênaltis, o uruguaio Diego Zabala marcou o gol da vitória, selando o título para o Amazonas FC.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, destacou a importância do evento e da estrutura oferecida para a final. “O Governo do Amazonas, por meio da Sedel, entrega uma Arena preparada para essa grande final. O Amazonas FC tem disputado a Série B e quero parabenizar o Nacional, que está classificado para a Série D e Copa do Brasil”, afirmou.
A ascensão do Amazonas FC nos últimos anos tem sido notável. Campeão do primeiro turno do Barezão 2025, a equipe vem consolidando seu espaço no futebol nacional após disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024. Em dez partidas do estadual, o time conquistou quatro vitórias, dois empates e três derrotas.
O Nacional FC, um dos clubes mais tradicionais do Amazonas, buscava quebrar um jejum de dez anos sem conquistar o título estadual. O Leão da Vila Municipal chegou à final com a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas quatro gols em toda a competição.
O torcedor Ricardo Guedes destacou a importância da Arena da Amazônia para o futebol local. “Eu venho à Arena desde a inauguração para a Copa de 2014. Fico feliz em ver que o Governo do Amazonas tem dado oportunidades aos times locais de utilizarem essa estrutura. Jogar aqui melhora o desempenho dos nossos clubes”, comentou.
Próximos desafios
Com o título estadual garantido, o Amazonas FC agora se prepara para a estreia no Brasileirão Série B, onde enfrentará o Goiás no dia 4 de abril. Já o Nacional encerra sua participação na temporada com as classificações para o Campeonato Brasileiro Série D e a Copa do Brasil de 2026.
Leia mais: