O paratleta amazonense Lucas dos Santos conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo de Halterofilismo, na categoria até 49kg, realizada em Santiago, no Chile. Lucas levantou 148kg e tem como próximo desafio o Cairo 2025 Elite World Championships, principal competição do ano, que será realizada no Egito entre 11 e 18 de outubro.
O atleta conta com o apoio do Bolsa Esporte Estadual, programa do Governo do Amazonas, que, segundo o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo, contribui diretamente para o desenvolvimento dos talentos esportivos do estado.
Lucas se preparou durante uma semana no centro de treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com foco em alto desempenho nas competições do segundo semestre. Na Copa do Mundo, ele ficou atrás do brasileiro Marco Túlio e à frente do venezuelano José Monteiro Ortiz, que completou o pódio.
O paratleta destacou que a medalha representa mais do que o segundo lugar: “Conquistar uma medalha é motivo de orgulho e mostra que o trabalho realizado aqui no Amazonas está dando resultados”.
Além do Mundial no Egito, Lucas disputará o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo. Seu objetivo é figurar entre os dez melhores do mundo na categoria até 49kg e pontuar no Qualification Pathway para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, conforme critérios da World Para Powerlifting (WPPO).
Leia mais:
Paratleta de halterofilismo do AM conquista prata no mundial