Manaus (AM) – A amazonense Amanda Ferreira, talentosa atleta de natação de apenas 10 anos, está fazendo história nas piscinas. Representando o SESI Clube do Trabalhador do Amazonas, Amanda se destacou como uma das 10 melhores nadadoras do país em sua categoria, mirim 2.
Com um impressionante tempo de 34:7 nas provas de crawl, costas e nado livre, ela está pronta para competir no Festival Norte Nordeste de Clubes Mirim Petiz de Natação, em João Pessoa (PB), nos dias 20 e 21 de outubro.
Desde que começou a nadar por recomendação médica, Amanda demonstrou um comprometimento notável e habilidades excepcionais. Seu sucesso é fruto de treinamentos intensos no SESI Clube do Trabalhador, onde ela recebe orientações de Clemilson da Mata, profissional de Educação Física e treinador do SESI Amazonas.
“Amanda é uma atleta dedicada e focada, que equilibra com maestria seu compromisso com o esporte e sua infância. Ela se tornou uma referência para suas colegas e é um orgulho tê-la em nossa equipe”, afirma Clemilson.
Amanda treina vigorosamente de segunda a sexta-feira, dedicando duas horas diárias nas piscinas do SESI.
O talento de Amanda não passa despercebido pelos olhos de sua família, que a apoia com entusiasmo. Zuila Ferreira, mãe da nadadora, relembra como a natação se tornou uma paixão desde tenra idade. Superando obstáculos e desafios, Amanda conquistou mais de 50 medalhas em competições, inclusive em eventos internacionais como o Meeting Internacional das Fronteiras Norte, em Belém (PA), e Boa Vista (RR).
Ranking
No ranking nacional brasileiro, ela figura entre as 10 melhores em sua categoria.
Valdinei Carvalho dos Santos, 40, pai da atleta, destacou a importância da natação na vida da filha. E ressaltou que a família realizava muitas viagens de barco e, por isso, havia receio de acontecer algum sinistro e ela não saber nadar, mas graças ao SESI, aprendeu a modalidade, gostou e se destacou na turma. E tomou gosto por competições e medalhas.
Ele ainda fala da importância do esporte, que ajuda a prevenir o sedentarismo. O acesso direto às telas digitais e, principalmente, as doenças que a levaram a praticar atividade física hoje estão controladas. Filha única do casal, a pequena Amanda tem sido motivo de orgulho para os pais, com boas notas na escola, e por ser obediente e responsável.
Leia mais:
- Padrasto é preso após estuprar e enforcar enteada de 9 anos no AM; vítima teve hemorragia ocular
- Com participação de 9 restaurantes, Amazonas Food Festival começa em Manaus
- Moraes nega pedido para prender Bolsonaro
- Operação prende dois homens por crimes sexuais e violência doméstica no AM
- VÍDEO: Adolescente é atropelada por motociclista em faixa de pedestre em Manaus