Manaus (AM) – No Dia Nacional do Jiu-Jítsu, celebrado nesta quinta-feira (14), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) divulgaram nova parceria.
Juntas, as instituições oferecerão um curso gratuito de Defesa Pessoal Feminina na universidade, visando à promoção da saúde e ao fornecimento de ferramentas de autodefesa.
O programa estará disponível para alunas e colaboradoras.
Durante o anúncio da parceria, realizado na Reitoria da UEA, foram entregues pela Sedel tatames e quimonos que serão fundamentais para dar início às aulas de jiu-jítsu e ao curso de defesa pessoal feminina.
Iniciativa pioneira
O Governo do Amazonas, por meio do Projeto Formando Campeões, que faz parte do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), coordenado pela Sedel, realizou, em junho deste ano, o 1° Workshop de Defesa Pessoal Feminino no Amazonas, na Vila Olímpica de Manaus, com a participação de mais de 160 atletas.
Curso de Defesa Pessoal
Em julho, o Projeto lançou o primeiro curso de Defesa Pessoal gratuito, voltado, exclusivamente, ao público feminino, com a participação de 120 mulheres de diferentes faixas etárias, de 14 a 63 anos, sendo que 90% delas nunca tiveram contato com a luta ou outro esporte.
Atualmente, os projetos esportivos da Sedel, vinculados ao Programa Pelci, abrangem mais de 10 mil atletas, sendo 35% desse público composto por mulheres que praticam diversas modalidades.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão