JJ afirma que produção de Descontrole enfrentou atrasos, divergências criativas e ruptura após mudança de roteiro
O produtor, piloto e dublê Jonathan “JJ” Neves divulgou nota pública em que relata bastidores conturbados do filme Descontrole, inicialmente anunciado com Fiuk e com gravações em Balneário Camboriú (SC). Segundo o comunicado, o projeto passou por atrasos, mudanças de roteiro, conflitos criativos e acabou sendo reestruturado sem o ator.
A produção, segundo JJ, teria começado com cenas de ação automobilística e elenco convidado por Fiuk e pelo diretor André Luiz. Ele afirma que entrou no projeto primeiro como dublê, depois como ator e produtor executivo, ficando responsável por captar parte dos recursos e coordenar sequências de ação.
“Fui contratado para executar cenas de ação, como produtor, produtor executivo, ator e dublê”, disse JJ.
Ele afirma que aceitou participar após receber vídeo de Fiuk citando nomes como Caio Castro e Cléo Pires no projeto.
Gravações começam com cena de ação de grande escala
De acordo com JJ, a primeira gravação envolveu carros especiais, figurantes e perseguição policial em vias públicas de Balneário Camboriú.
“Fiz a maior cena de filme já gravada nas ruas do Brasil envolvendo drift e perseguição.”
Ele afirma ter arcado com parte dos custos logísticos, incluindo cerca de R$ 50 mil em despesas durante a filmagem.
Como começaram os conflitos
JJ relata que tensões surgiram logo na primeira noite de gravação. Ele afirma que Fiuk teria se atrasado repetidamente para as cenas, o que exigiu replanejamento de cronograma e uso prolongado de estrutura técnica.
“Cenas marcadas para 22h começaram às 3h da manhã porque o Fiuk não chegou no horário.”
Segundo ele, o ator também teria interferido em decisões criativas do diretor.
“O Fiuk começou a querer dar mais ordens que o diretor.”
JJ cita ainda exigências de segurança que considerou excessivas:
“Ele dizia que sem escolta armada não iria filmar, mesmo sendo uma quadra silenciosa sem fãs ou divulgação.”
O produtor afirma que, embora a primeira etapa tenha sido concluída, o clima no set se deteriorou.
Roteiro é alterado e Fiuk teria deixado o projeto
JJ diz que o roteiro inicial — atribuído a Fiuk nas primeiras conversas — não atraiu patrocinadores. Para viabilizar o filme, o diretor teria pedido uma nova versão com cenas mais comerciais, ação urbana e inserção de marcas.
Ele afirma ter escrito essa adaptação e que foi ela que garantiu financiamento.
“Ou era essa versão ou não havia dinheiro para o filme sair do papel.”
Segundo JJ, Fiuk não aceitou a mudança e se afastou da produção.
Após isso, o diretor teria reiniciado o filme com o nome Asfalto, sem vínculos com a concepção inicial.
Após ruptura, projetos separados seguem caminhos distintos
JJ afirma que se afastou tanto de Fiuk quanto do diretor para evitar novos conflitos. Ele diz que:
- Fiuk estaria desenvolvendo um novo projeto de filme próprio;
- o diretor segue com Asfalto;
- ele iniciou um terceiro filme autoral, financiado com recursos próprios, com cenas previstas no evento Desafio Jota Racing.
O que já havia sido publicado antes da nota
Antes do pronunciamento de JJ, portais locais noticiaram gravações de Descontrole em Balneário Camboriú com drift em vias públicas e elenco envolvendo Fiuk. Colunas de entretenimento relataram atrasos, tensão no set e paralisações nas gravações, sugerindo que o filme poderia não seguir adiante na versão original. Sites especializados levantaram que a produção havia passado por mudanças estruturais e poderia ser retomada sob outro nome, com novo roteiro e sem participação do cantor.
Enquanto isso, veículos focados em automobilismo destacaram a cena de abertura gravada na cidade, tratada como uma das maiores filmagens automotivas já realizadas no país.
Agora, JJ apresenta sua versão dos fatos
Com a circulação de informações na imprensa e nas redes, JJ decidiu se pronunciar e enviou a versão detalhada por meio de nota. No relato, ele diz que fez parte da construção inicial do filme, participou das cenas de ação, adaptou o roteiro, captou recursos e acabou rompendo com o projeto após conflitos de direção e discordâncias com Fiuk. Ele afirma que segue carreira independente e que, agora, o público poderá assistir três filmes distintos derivados da mesma ideia inicial — cada um com uma abordagem própria.
“Acredito que para os fãs será bom: teremos agora três filmes de carros. Depois o público decide qual gosta mais.”
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