O participante Rodriguinho, do BBB24, causou alvoroço ao inaugurar a dinâmica “Na Mira do Líder”, durante o programa. Enquanto indicava Beatriz, Davi e Isabelle para o Paredão, suas escolhas de palavras, especialmente ao se referir a amazonense Isabelle como “nossa índia”, provocaram desconforto e críticas.
Durante a transmissão ao vivo, Tadeu Schmidt, apresentador do programa, interveio, aconselhando Rodriguinho a usar os nomes dos colegas em vez de termos questionáveis.
Leia também: Cunhã-Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, garante vaga no BBB 24
Essa não foi a primeira vez que o participante usou linguagem inadequada, já tendo descrito Isabelle como “indiazona” anteriormente, além de referir-se ao paratleta Vinícius Rodrigues como “perninha”.
Wanessa Camargo
Wanessa Camargo, outra participante, alertou sobre o uso do termo “índia”, ressaltando sua conotação pejorativa. Diante da repercussão, Rodriguinho procurou Isabelle para se desculpar, recebendo uma explicação educativa sobre a sensibilidade do termo.
Isabelle esclarece conotação do termo
Isabelle, participante manauara, esclareceu que o termo “índia” carrega uma conotação pejorativa, remontando aos tempos coloniais, quando os colonizadores associavam os habitantes nativos brasileiros aos povos indígenas da Índia.
Depois, o ex-Travessos foi conversar com Isabelle e disse que estava preocupado porque outros confinados apontaram o erro dele, mas ela nao perdeu o bom humor e respondeu de forma educada.
“É muito…”, interrompeu o cantor. “Calma! Você está aprendendo”, tranquilizou a sister. “Eu quero entender”, afirmou o participante do Camarote.
Os dois se abraçaram após a conversa.
A equipe de Isabelle compartilhou o momento nas redes sociais.
Na internet ,o assunto foi muito comentado, com várias manifestações de apoio a Isabelle.
Leia mais:
Cunhã-Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, garante vaga no BBB 24