A atriz Fernanda Paes Leme compartilhou em entrevista ao jornal O Globo a dolorosa experiência de ter sido vítima de abuso na infância. Aos 40 anos, a apresentadora do podcast “Quem Pode, Pod” discutiu como essas experiências moldaram sua vida pessoal e profissional.
No relato, Fernanda revelou que o abuso ocorreu quando ela tinha apenas 6 ou 7 anos de idade, e até então não havia compartilhado essa experiência. Embora não tenha entrado em detalhes, ela destacou a intensidade e a duração do episódio. O abuso partiu de uma pessoa próxima da família, e Fernanda ressaltou a importância de se conversar com as crianças sobre essas questões.
Personalidade reativa
A atriz também mencionou que algumas de suas características, como sua personalidade forte e reativa com os homens, podem ser atribuídas a esse evento traumático. Ela revela que a memória do abuso ressurgiu durante a campanha #MeToo em 2017, despertando uma sensação de déjà-vu dos momentos vividos na infância.
Fernanda descreveu com detalhes as roupas que usava, o cheiro do ambiente, o quarto em que estava e até mesmo a fronha do travesseiro que evocaram esse episódio. Segundo ela são cenas que sempre estiveram presente em sua memória, embora tenha apagado outras situações.
Ao abordar essa história sensível, Fernanda Paes Leme traz à tona a importância de dar voz às vítimas de abuso e incentiva o diálogo aberto sobre esses temas, especialmente com as crianças.
Aborto espontâneo
Durante a entrevista, a artista também citou o luto pelo aborto espontâneo, sofrido no final de 2021.
“Quando comecei a namorar o Victor, no mesmo ano, coloquei o DIU de cobre e prata. Mas meu fluxo menstrual aumentou, tive cólicas, então decidi tirar. No mês seguinte, minha menstruação atrasou. Fiz um teste e descobri a gravidez, estava de três a quatro semanas. Fiquei em choque. Victor ficou muito feliz com a notícia. Mas dias depois eu tive um sangramento e perdi o bebê. Foi muito louco, porque aí vi o quanto queria ser mãe”, explicou.
Leia mais:
Abuso e exploração sexual contra crianças é tema de livro da Valer
Tati Zaqui denuncia Thomaz Costa por agressões e abusos
Centro de Atenção à Criança atenderá vítimas de violência no Amazonas