O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (13) que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o a participar da COP30, marcada para novembro em Belém (PA).
Segundo Lula, o evento será “a COP da verdade”, um espaço para cobrar compromissos concretos dos líderes mundiais.
“A COP 30 vai ser a COP do que nós queremos cobrar dos governantes do mundo, se eles acreditam ou não nos problemas climáticos que os cientistas apontam. Eles vão ter que dizer se acreditam ou não que precisamos tomar providências para evitar que o planeta tenha aquecimento acima de 1,5ºC. A partir daí, vamos tomar decisões”, declarou o presidente.
Déficit climático e dívida dos países ricos
Durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), no Palácio do Planalto, Lula destacou que os países ricos têm uma dívida de mais de US$ 1,3 trilhão por ano devido às mudanças climáticas.
“Todo mundo que defende a floresta em pé e que não conhece a Amazônia tem que saber que embaixo de cada copa daquela árvore mora um extrativista, um indígena, um pescador, um pequeno trabalhador rural que precisa sobreviver”, afirmou.
A fala reforça o compromisso do Brasil em cobrar responsabilidades globais e destacar a importância da preservação da Amazônia e dos povos tradicionais no debate climático.
*Agência Brasil
Leia mais:
Lula telefona para Xi Jinping e conversam sobre ampliação de comércio