Marcellus Campêlo
Cumprimos uma etapa importante para implantação, em Parintins, do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), com a realização da Consulta Pública, durante a qual as ações previstas foram apresentadas à população local, abrindo espaço para o debate com a sociedade. O programa, de múltiplas obras, representa um grande passo para a modernização da cidade, preparando-a para o futuro.
A organização da Consulta Pública envolveu cerca de 40 servidores estaduais. Uma missão formada por profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Casa Militar, Defesa Civil, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), secretarias de Assistência Social (Seas) e de Comunicação (Secom), além de consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mobilização
O trabalho de mobilização foi realizado incessantemente, com as equipes indo às ruas para convocação no corpo a corpo, casa a casa, e chamando a atenção por mensagens em carros de som e em outdoors e cartazes pela cidade.
Estive pessoalmente acompanhando as ações preparatórias, conversando com vários segmentos da sociedade. Nos reunimos com os vereadores, em audiência pública na Câmara Municipal, com plenária lotada e a participação do prefeito Bi Garcia, ao qual agradeço a receptividade e o apoio ao programa.
Estivemos também com a imprensa, artistas, comerciantes, com o bispo Dom José de Albuquerque e a Cúria da Igreja Católica, que tão bem nos receberam. Conversamos com professores e pesquisadores da Universidade do Estado do Amazona (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Convidamos para o debate órgãos de controle, como a Defensoria Pública, secretarias estaduais e municipais.
O esforço deu resultado. A grande mobilização em torno da Consulta Pública, realizada com maciça participação no dia 07 de junho, no Instituto Batista de Parintins, e também de forma virtual pelos canais digitais, mostrou que os moradores já estão na expectativa de que as obras se iniciem.
Qualidade de vida
O sentimento na Terra do Boi Bumbá é de encantamento com o Prosai e de certeza que as intervenções a serem feitas são necessárias e vão melhorar a qualidade de vida da população.
Como disse o Bispo Emérito de Parintins, Dom Giuliano Frigeni, trata-se de um movimento “sinodal”, que na Igreja Católica significa “aquilo que diz respeito a todos e deve ser debatido e aprovado por todos”. Assim será e assim já está sendo feito.
Investimentos
O volume de recursos que o programa envolve é algo nunca visto em Parintins, é histórico. São 87,5 milhões de dólares, quase meio bilhão de reais que serão investidos pelo Governo do Amazonas, parte dele através de financiamento do BID.
O Prosai permitirá levar água tratada para 100% da cidade, universalizando o abastecimento. Implantará rede de coleta e tratamento de esgoto, obras de drenagem e urbanização, abertura de novas vias, construção de um novo mercado, parques e requalificação da orla da Francesa. Vai impactar, diretamente, nos bairros da Francesa, Palmares, Santa Rita de Cássia, Santa Clara, Castanheira e Centro. Serão reassentadas 832 famílias que hoje moram em área de risco de alagação e que passarão a viver em locais seguros, em moradias dignas, parte delas nas 504 unidades habitacionais que serão construídas pelo Prosai.
Após a Consulta Pública, o próximo passo, agora, é a realização das devolutivas dos questionamentos e sugestões apresentados, etapa que ocorrerá no dia 12 de julho. A mobilização também será intensa, tenho certeza. A população sabe que uma transformação está por vir e que será para melhor, muito melhor.
Benefícios
Os benefícios do Prosai não se limitam às áreas de intervenção das obras. Vão além, ao valorizar o turismo, com ações que estão sendo estudadas para impulsioná-lo durante o ano todo, ao levar água tratada para toda a cidade e gerar empregos à população.
A previsão é de que será executado em até cinco anos, com as obras sendo entregues por etapas, conforme o planejamento aprovado. Ao longo desse período, vai movimentar a economia do município e do Estado, com compra de insumos e contratação de mão de obra.
Parintins, que nos presenteia com uma das festas mais tradicionais e populares do país, na cadência dos bois Garantido e Caprichoso, Patrimônio Cultural do Brasil, agora segue também o ritmo das obras que marcam o compasso do desenvolvimento, para tornar a cidade ainda mais bela do que já é.
- Marcellus Campêlo é engenheiro civil, especialista em saneamento básico; exerce, atualmente, o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas