Cada veículo é equipado com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, gerador de energia e instrumentos para garantir atendimento de qualidade.
Sorocaba (SP) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (21), em Sorocaba (SP), da entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a municípios de todo o Brasil. O investimento de R$ 152 milhões, parte do Novo PAC Saúde, deve beneficiar 1,4 milhão de pessoas em áreas rurais, remotas e de difícil acesso.
Até 2026, outros 400 veículos serão entregues como parte da retomada do Brasil Sorridente, considerado o maior programa público de saúde bucal do mundo.
“É preciso fazer o que o povo necessita”, diz Lula
Durante a cerimônia, Lula destacou que o Brasil tem uma dívida histórica com os cuidados básicos da população.
“É preciso que a gente saiba mais do que fazer ponte ou viaduto. É preciso fazer aquilo que o povo necessita: carinho, aconchego e tratá-lo com amor”, disse o presidente.
As novas unidades móveis chegam após dez anos sem compras do Governo Federal. Cada veículo é equipado com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, gerador de energia e instrumentos para garantir atendimento de qualidade.
Impacto em comunidades vulneráveis
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o reforço é fundamental para alcançar quem tem mais dificuldade de acesso.
“Há dez anos não se comprava uma unidade móvel. Teve que vir o presidente Lula para que o cuidado chegasse até aquela pessoa que às vezes tem vergonha ou não tem dinheiro para pegar um transporte. Graças ao presidente Lula, o Brasil voltou a sorrir”, afirmou.
As UOMs atenderão comunidades indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária e pessoas em situação de rua, ampliando o alcance da saúde bucal pública no país.
Funcionamento
Cada Unidade Odontológica Móvel é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico.
A UOM é o componente móvel do Brasil Sorridente e uma extensão da Unidade Básica de Saúde. Ela pode ofertar tanto procedimentos da atenção primária quanto, conforme a organização local, ações especializadas como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias. Quando necessário, as pessoas atendidas podem ser encaminhadas para continuidade do cuidado em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e os Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb), com foco em municípios de até 20 mil habitantes.
Os veículos serão utilizados pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde. Há 34 mil eSB credenciadas no país, de acordo dados de 2024. Os gestores locais podem, ainda, compartilhar uma mesma UOM com mais de uma equipe, para ampliar o atendimento.

Leia mais:
Indicação de deputados pode garantir odontologia hospitalar no Amazonas