O governador Wilson Lima (UB) sancionou a lei que protege as mães solo contra a discriminação no ambiente de trabalho, em órgãos e entidades da administração direta e indireta. A norma número 6.378, datada de 2 de agosto de 2023, é de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante),
A legislação tem como objetivo principal resguardar mães solo de discriminação no âmbito profissional devido ao seu estado civil. Ela proíbe atos discriminatórios em processos de contratação, promoção, treinamento e em todos os aspectos relacionados ao emprego, incluindo remuneração, benefícios e condições de trabalho.
A lei também prevê sanções e multas para empresas que praticarem qualquer tipo de discriminação, seguindo as diretrizes da legislação trabalhista.
“Esta lei visa proteger contra discriminação no trabalho, garantindo que tenham acesso a oportunidades iguais e justas. A criação de políticas flexíveis de trabalho e a proibição da discriminação no local de trabalho são medidas essenciais para garantir a igualdade de oportunidades para estas mães e permitir que elas conciliem suas responsabilidades familiares e profissionais”, afirmou Mayra Dias.
Além disso, a norma determina que o Poder Executivo promova campanhas de conscientização sobre a importância da proteção contra discriminação de mães solteiras no ambiente de trabalho.
LEIA MAIS:
- Mulher suspeita de matar amante de 89 anos é presa em Cacau Pirêra
- Homem é preso por estupro coletivo de criança de 11 anos em Juruá
- Padrasto é preso por estuprar enteada no AM; mãe foi presa por omissão
- Motociclistas são indiciados por agredirem policial federal em Manaus
- Submetralhadora é apreendida durante operação em Itacoatiara