A Polícia Federal (PF) confirmou que diplomatas norte-americanos estavam a bordo do avião militar da Força Aérea dos Estados Unidos que pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde de terça-feira (19). O órgão informou que fez o controle migratório e que os diplomatas seguiram para o consulado da capital gaúcha.
A aterrissagem chamou atenção porque não houve anúncio oficial sobre a escala no Brasil, embora a operação tivesse autorização do Ministério da Defesa. A aeronave é um Boeing C-32B, matrícula 00-9001, modelo militar usado para transportar autoridades norte-americanas.
O jato pousou em Porto Alegre às 17h13 de terça, vindo de San Juan, em Porto Rico, e decolou às 19h52 com destino a Guarulhos (SP), onde permaneceu até a última atualização.
No dia anterior, segunda-feira (18), o avião saiu de uma base aérea em Wrightstown, Nova Jersey (EUA), passou por Tampa (Flórida) e depois San Juan, antes de seguir ao Brasil.
A concessionária Fraport, responsável pelo aeroporto de Porto Alegre, confirmou a passagem da aeronave, assim como a GRU Airport, em São Paulo, que destacou que o procedimento foi autorizado pelo Ministério da Defesa e ocorreu normalmente.
O Boeing C-32B é a versão militar do 757-200, projetada para transporte de autoridades como presidente, vice-presidente, membros do gabinete e líderes militares dos EUA. Ele comporta até 45 passageiros e tem alcance de até 5,5 mil milhas náuticas sem reabastecimento.
*Com informações do G1
Leia mais:
Tubarão morde braço de pescador e o puxa para rio; veja vídeo