Brasília–DF – Neste 7 de setembro, com o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, o desfile cívico-militar em Brasília celebrou os 202 anos de Independência do Brasil. O evento, realizado sob temperaturas próximas de 30 graus e com umidade do ar em torno de 25%, contou com a presença de milhares de pessoas, que, mesmo com o clima seco, começaram a chegar à Esplanada dos Ministérios desde as primeiras horas da manhã.
Brasilienses resgatam memórias afetivas
Entre os presentes, muitos relembraram momentos marcantes do desfile. Wagner Luz dos Santos, de 46 anos, falou sobre a tradição familiar:
“Meu pai sempre me trazia para ver o desfile. Eu queria ser policial, então adorava ver as viaturas, helicópteros e policiais de perto”. O sentimento de orgulho nacional também foi compartilhado por Douglas Alves de Souza, engenheiro civil, que destacou a importância de celebrar a união e a prosperidade do Brasil.
Apoio ao Rio Grande do Sul e presidência do G20
O desfile deste ano ganhou um tom de solidariedade com a homenagem ao Rio Grande do Sul, que enfrentou uma grave crise climática em maio de 2024. Estudantes desfilaram com trajes típicos gaúchos, ressaltando o apoio à reconstrução do estado.
Além disso, jovens carregaram bandeiras das 27 unidades federativas e placas alusivas ao G20, enfatizando o combate à fome, à pobreza e a promoção da sustentabilidade, temas centrais durante a presidência do Brasil no grupo.
Pronunciamento do presidente
Em pronunciamento transmitido na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso com a democracia e a inclusão social. Lula destacou os avanços nas políticas públicas que retiraram milhões da pobreza e priorizou áreas como saúde, educação e ciência.
De acordo com o presidente, “a vitória da democracia permitiu que trouxéssemos de volta as políticas de inclusão social que retiraram milhões de pessoas da pobreza. Permitiu que tivéssemos, de novo, uma política externa ativa e altiva, à altura da grandeza do Brasil. Que a saúde e a educação voltassem a ser prioridade. Que a ciência derrotasse o negacionismo. E que o combate a todas as formas de desigualdade voltassem à ordem do dia”.
Ao final do desfile, centenas de pessoas se aproximaram da cerca de proteção e cumprimentaram o presidente Lula. (Foto abaixo)
Atletas olímpicos e segurança no evento
O desfile contou ainda com a presença de 30 atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, como Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética, que foi o porta-bandeira do grupo. O evento mobilizou cerca de 9 mil pessoas, entre militares, estudantes e civis. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil garantiram a segurança e atendimento médico ao público.
Leia mais: