A busca pelo submarino Titan, construído pela empresa norte-americana OceanGate para levar turistas até os destroços do transatlântico Titanic, entrou em uma fase de extrema tensão.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou, durante a madrugada desta quarta-feira (21/6), que um avião canadense detectou, por meio de sonar, batidas sendo emitidas a cada 30 minutos no fundo do mar. No entanto, ainda não há evidências concretas da localização do submersível.
Robô subaquático
Com apenas pouco mais de 24 horas de suprimento de oxigênio para os cinco tripulantes a bordo, as equipes de resgate estão em uma corrida contra o tempo.
Nas próximas horas, um robô subaquático francês será enviado à região, no Atlântico Norte, a 550 km da costa do Canadá, para auxiliar nos esforços de resgate. O robô tem capacidade para descer a até 4 mil metros de profundidade.
Desde que o submarino perdeu o contato com a superfície no último domingo (18/6), a Guarda Costeira dos EUA e as forças canadenses têm trabalhado em conjunto para localizar a embarcação. Até o momento, uma área de 13 mil quilômetros quadrados foi rastreada sem obter qualquer resultado.
Tensão e questionamentos sobre segurança
A situação do submarino ‘Titanic’ mantém a atenção mundial, gerando questionamentos sobre a segurança das expedições turísticas em locais de naufrágio histórico e destacando a necessidade de garantir a integridade e confiabilidade dos veículos submersíveis.
As autoridades e especialistas em busca e resgate seguem empenhados em encontrar respostas e, se possível, resgatar os tripulantes desaparecidos.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão