A OceanGate, empresa responsável pela operação do submarino Titan, que estava em expedição em direção aos destroços do Titanic, revelou que os passageiros a bordo perderam a vida durante o mergulho planejado para exploração do navio. A informação foi anunciada em comunicado oficial por parte da empresa:
Leia a declaração completa da empresa:
“A OceanGate lamenta informar que acreditamos ter perdido nosso estimado CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeole. Esses indivíduos eram verdadeiros exploradores, compartilhando uma paixão profunda pela descoberta e preservação dos oceanos ao redor do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas corajosas e com suas famílias neste momento de tragédia. Expressamos nossas condolências pela perda de suas vidas e pela alegria que trouxeram a todos que os conheceram.
Este é um período de imensa tristeza para nossos dedicados funcionários, que estão profundamente afetados e exaustos diante dessa perda irreparável. A família OceanGate é extremamente grata aos inúmeros homens e mulheres de diversas organizações da comunidade internacional que enviaram amplo suporte e trabalharam incansavelmente durante esta missão.”
Guarda Costeria confirma implosão:
A Guarda Costeira dos EUA informou nesta tarde que os destroços encontrados no oceano Atlântico são do submarino Titan. Os materiais são compatíveis com uma perda de pressão do veículo, o que provocou uma implosão e levou à morte os cinco passageiros que estavam a bordo.
“Foi uma catastrófica implosão”, disse John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira. Foram achadas cinco peças principais do submersível —a primeira delas foi a parte traseira do veículo, localizada por um robô.
Saiba mais sobre o submarino desaparecido durante expedição ao Titanic:
- Destroços encontrados: A guarda costeira dos Estados Unidos informou que destroços foram encontrados dentro da área de buscas pelo submarino desaparecido durante a expedição ao Titanic. Os materiais foram descobertos pela sonda do navio Horizon Arctic, do exército do Canadá.
- O desaparecimento do submarino Titan: O submarino, pertencente à operadora Ocean Gate, está desaparecido desde o último domingo, dia 18 de junho, no Oceano Atlântico. A embarcação transportava cinco pessoas em uma expedição turística para visitar os destroços do Titanic. O contato com a superfície foi perdido menos de duas horas depois do início da expedição.
- Buscas: A Guarda Costeira dos Estados Unidos iniciou as operações de busca na segunda-feira, dia 19. O contra-almirante John Mauger, em entrevista à imprensa em Boston, afirmou que estavam mobilizando todos os recursos disponíveis para localizar o submarino e resgatar as pessoas a bordo.
- Tripulação a bordo do submarino: Entre as pessoas que estavam no submarino, estavam o bilionário britânico Hamish Harding, CEO da empresa Action Aviation. Também estava presente Paul-Henri Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e especialista em Titanic. O empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman também estavam a bordo. Acredita-se que o piloto seja Stockton Rush, CEO da operadora Ocean Gate, mas essa informação ainda não foi confirmada.
- Expedições planejadas para o Titanic: A empresa Ocean Gate havia planejado várias expedições ao Titanic para o ano de 2023. Após viagens bem-sucedidas em 2021 e 2022, a operadora iniciou as vendas da excursão.
Leia mais:
Submarino desaparecido: Oxigênio dos tripulantes no Titan pode ter se esgotado
Quem já viajou no Titan garante que morrer é hipótese sempre presente