Manaus (AM) – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 13 casos de alcoolemia durante a Operação Lei Seca, realizada entre a noite de quinta-feira (8) e a madrugada de sexta-feira (9), na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.
A fiscalização contou com apoio do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Durante a operação, nove pessoas foram presas por dirigirem sob efeito de álcool. No total, os agentes abordaram 862 veículos.
As taxas de alcoolemia dos motoristas presos variaram entre 0,46 mg/L e 0,85 mg/L. Todos os condutores foram encaminhados ao 6º DIP. Além das prisões, a operação resultou em 48 autuações, com a remoção de quatro carros e seis motocicletas.
Operações buscam reduzir acidentes em Manaus
O coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, destacou que as ações integram uma estratégia para combater a condução de veículos sob influência de álcool e prevenir sinistros.
“Com a intensificação das operações em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, a tendência é que mais motoristas, além de serem autuados pelas infrações administrativas, também sejam presos em flagrante delito. A intensificação das operações com os órgãos de segurança pública visa reduzir e inibir a condução de veículos automotivos sob efeito de álcool e, assim, minimizar os riscos de acidentes de trânsito na cidade de Manaus”, afirmou Cruz.
Operação Impacto também registra prisão
O Detran-AM também participou da Operação Impacto, realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira.
Durante a ação, que ocorreu na Avenida Alarico Furtado, zona leste de Manaus, as equipes localizaram um motorista com mandado de prisão preventiva em aberto. Ele foi encaminhado ao 14º DIP.
A fiscalização abordou 80 veículos, com o registro de 15 autuações e a remoção de quatro automóveis.
Leia mais:
Operação Lei Seca registra 968 infrações no feriado em Manaus