Manaus (AM) – Advogados que atuavam como interlocutores de recados entre líderes do Comando Vermelho (CV) foram presos durante operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM), nesta quinta-feira (6). Eles teriam facilitado a comunicação entre criminosos presos e integrantes da facção em liberdade.
A ação também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços pessoais e profissionais dos suspeitos.
Operação Roque: como atuava o grupo
Segundo a Polícia Federal (PF), os quatro advogados presos usavam o acesso ao sistema prisional para transmitir ordens, bilhetes e deliberações estratégicas da facção. As mensagens permitiam que lideranças internas mantivessem o comando de ações criminosas dentro e fora do estado.
De acordo com a PF, as prerrogativas da advocacia eram usadas de forma indevida para facilitar articulações interestaduais e transnacionais, incluindo represálias, pactos e movimentações financeiras ligadas ao grupo criminoso.
Apreensões e material coletado
Foram apreendidos equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e quantias em dinheiro. O material será analisado pela perícia.
Ligação com outras operações
A Operação Roque é um desdobramento da Operação Xeque-Mate, deflagrada em outubro.
Operação Xeque-Mate e Torre
A Xeque-Mate aprofundou apurações da Operação Torre, que identificou o responsável por parte de um carregamento de mais de duas toneladas de drogas apreendidas em setembro de 2024, em Manaus.
Na época, a PF apontou que o grupo utilizava terceiros, fintechs, empresas de fachada e sistemas paralelos de pagamento para disfarçar lucros ilícitos.
FICCO reúne diversas forças de segurança
A FICCO/AM reúne PF, Polícia Rodoviária Federal, polícias Civil e Militar do Amazonas, além de órgãos estaduais e municipais de inteligência, segurança pública e administração penitenciária.
LEIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OPERAÇÕES FICCO NO AMAZONAS
Operação apreende mais de R$ 1 milhão ligado à lavagem de dinheiro em Manaus
URGENTE: PF e Ficco desarticulam comando do crime e sequestram R$ 122 milhões no AM
Polícia Federal prende homem por ameaçar autoridades pela internet em Manaus
PF e FAB apreendem 400 kg de drogas em pista clandestina no Amazonas
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
