Manaus (AM) – Uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) resultou na apreensão de mais de uma tonelada de drogas escondidas em uma “caleta submarina” — compartimento oculto submerso em uma embarcação. Avaliada em R$ 24 milhões, a carga de haxixe e maconha foi interceptada na quinta-feira (22), em ação liderada pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).
A operação contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), da Delegacia Fluvial (Deflu), da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru e da Receita Federal. A descoberta da caleta submarina marca a primeira vez que esse tipo de compartimento é identificado em uma embarcação no Amazonas.
Na ocasião, Kaleby Ramos dos Santos, de 24 anos, foi preso em flagrante. Ele já era investigado pelo Denarc por envolvimento com o tráfico de drogas.
Inteligência policial levou à localização do esconderijo submerso
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que esta foi a quinta grande apreensão de drogas em 10 dias, refletindo o empenho da instituição no combate ao tráfico.
“A inteligência estratégica do Denarc permitiu localizar a ‘caleta submarina’, onde estavam mais de uma tonelada de drogas. Seguiremos firmes, mostrando à sociedade nosso compromisso com a segurança pública”, afirmou Fraga.
Segundo o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, a investigação teve início cerca de 20 dias antes da apreensão. A embarcação vinha de Japurá (a 744 km de Manaus) e o destino final seria nas imediações da feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul da capital.
Monitoramento e prisão em flagrante
Durante três dias, equipes da polícia monitoraram a área, até que, nas primeiras horas da quinta-feira, a embarcação foi localizada no meio do rio. Após a abordagem, os agentes encontraram a droga oculta no fundo do barco.
“Kaleby era o responsável pelo transporte da carga. Com ele, apreendemos a droga, a embarcação e o compartimento disfarçado, resultando em um prejuízo de R$ 24 milhões ao crime organizado”, explicou Torres.
Kaleby Ramos dos Santos foi autuado por tráfico de drogas e segue à disposição da Justiça.
Leia mais:
Funcionário da GOL Log é preso por enviar drogas em voos de Manaus