Manaus (AM) – A Justiça autorizou que Luciane Barbosa Farias, conhecida como Dama do Tráfico, cumpra prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. A medida substitui a permanência dela no sistema prisional, onde estava desde maio.
Condenação e ligação com o crime organizado
Luciane, de 39 anos, foi condenada a 10 anos por lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico. O processo já está transitado em julgado.
Ela é casada com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, uma das principais lideranças do Comando Vermelho no Amazonas, preso desde 2022. É também sobrinha de José Roberto Fernandes, o Zé Roberto da Compensa.
Prisões anteriores
Em setembro, Luciane foi presa pela Polícia Federal em Cascavel (PR), onde o marido cumpre pena em um presídio federal de segurança máxima.
Antes disso, em maio, a DERFD havia cumprido dois mandados de prisão contra ela em Manaus.
Notoriedade nacional e participação em agendas oficiais
Luciane ganhou repercussão nacional em 2023 após participar de reuniões nos Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, em Brasília. Na ocasião, se apresentou como presidente do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), entidade que afirmava defender direitos de pessoas privadas de liberdade.
A presença dela em órgãos públicos gerou forte reação e levou o governo federal a revisar protocolos de acesso a prédios institucionais.
LEIA MAIS:
‘Dama do Tráfico’, esposa de líder do CV, é presa em Manaus
Líder de logística criminosa em presídios do AM é preso em Maceió
URGENTE: PF e Ficco desarticulam comando do crime e sequestram R$ 122 milhões no AM
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
