Manaus–AM – 24 de abril de 2024 – Um caso de importunação sexual chocou clientes de um supermercado de Manaus no último fim de semana. Antônio Ednelson Lopes, servidor público federal de 61 anos, foi flagrado por câmeras de segurança importunando três mulheres no estabelecimento comercial da zona Centro-Sul de Manaus. As imagens mostram o homem se aproximando por trás das vítimas e passando a mão nas nádegas delas. Em seguida, ele toca outra mulher que estava mexendo em um celular.
Deputada Alessandra Campelo cobra prisão e busca novas vítimas
A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) denunciou o caso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na quarta-feira (24/4) e cobrou a prisão imediata de Antônio Ednelson Lopes. A parlamentar também fez um apelo para que outras mulheres que foram vítimas do importunador se apresentem à Procuradoria Especial da Mulher da Aleam.
“É inadmissível que esse tipo de crime continue acontecendo impunemente. A prisão do Antônio Ednelson Lopes é necessária para inibir a repetição desse tipo de crime e para dar um recado à sociedade de que a importunação sexual é crime e não será tolerada”, afirmou Alessandra Campelo.
Leia também: Preso homem que ameaçou atacar escola em Careiro da Várzea
Vítimas são atendidas pela Procuradoria da Mulher
Uma das vítimas, a professora Débora Moura, 36 anos, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ela também está sendo acompanhada pela Procuradoria da Mulher da Aleam, que oferece apoio psicológico e jurídico às vítimas de violência contra a mulher.
“A Débora teve coragem de vir a público e denunciar o crime. Isso é um exemplo para outras mulheres que foram vítimas de importunação sexual. A Procuradoria da Mulher da Aleam está aqui para acolhê-las e ajudá-las a fazer justiça”, disse a deputada Alessandra Campelo.
Protocolo de atendimento em supermercados
A deputada também anunciou que vai sugerir à Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) a criação de um protocolo para atendimento e prevenção de casos de importunação sexual nesses ambientes.
“Os supermercados precisam ter um plano de ação para lidar com esse tipo de situação. As funcionárias e os funcionários precisam saber como agir e os clientes precisam se sentir seguros”, afirmou Alessandra Campelo.
Denúncias
Mulheres que foram vítimas de importunação sexual por Antônio Ednelson Lopes ou por qualquer outro indivíduo, podem denunciar o crime à Polícia Civil pelo telefone 180, ou à Procuradoria da Mulher da Aleam pelo telefone (92) 3218-2148.
Resumo desse conteúdo:
Deputada Alessandra Campelo denuncia importunação sexual em supermercado de Manaus e cobra prisão de suspeito.
- Nome do suspeito: Antônio Ednelson Lopes
- Idade do suspeito: 61 anos
- Profissão do suspeito: Servidor público federal
- Local do crime: Supermercado na zona Centro-Sul de Manaus
- Data do crime: Fim de semana de 20 a 22 de abril de 2024
- Crime: Importunação sexual
- Pena: Prisão de um a cinco anos
- Denúncias:
- Polícia Civil: 180
- Procuradoria da Mulher da Aleam: (92) 3218-2148
Palavras-chave: