Manaus (AM) – Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião com 380 quilos de skunk em Balbina, no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. A aeronave veio da Venezuela.
A ação, realizada nesta quarta-feira (10) pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), ocorreu em parceria com a Polícia Federal (PF), como parte da Operação Ágata Ostium.
O avião, modelo Beechcraft 58 Baron, prefixo PR-DCS, terminou detectado pelos radares brasileiros por volta das 9h (horário de Brasília). Caças A-29 Super Tucano, após acionados, cumpriram os protocolos de policiamento do espaço aéreo, realizaram reconhecimento visual, interrogação e deram ordem de mudança de rota da aeronave.
Piloto não acata determinações
O piloto não acatou as determinações da Defesa Aérea, voou em baixa altitude próximo às copas das árvores e lançou o avião nas águas da represa de Balbina. Em seguida, equipes da Polícia Federal chegaram ao local em um helicóptero Bell 412 da Coordenação de Aviação Operacional e realizaram as Medidas de Controle no Solo (MCS).
Dentro da aeronave, apreendidos aproximadamente 380 quilos de skunk, droga de alto valor no mercado ilícito. A apreensão representa um duro golpe ao tráfico internacional de drogas que atua na região de fronteira entre Brasil e Venezuela.
A Operação Ágata Ostium integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), reforçando a atuação conjunta entre Força Aérea Brasileira e órgãos de segurança pública no combate a ilícitos transnacionais e na defesa da soberania do espaço aéreo nacional.
Veja a nota da FAB:
Em mais uma ação de proteção do nossos país, a Força Aérea Brasileira, em coordenação com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e a Polícia Federal (PF), interceptou nesta quarta-feira (10/09) uma aeronave bimotor que entrou de forma não autorizada no espaço aéreo nacional, proveniente da Venezuela.
Após identificação dos radares, caças A-29 Super Tucano acionados, realizaram todos os protocolos de policiamento do espaço aéreo. Após descumprir as ordens da Defesa Aérea, o piloto lançou a aeronave na represa de Balbina (AM). Na sequência, a Polícia Federal executou as Medidas de Controle no Solo (MCS).
Foram apreendidos aproximadamente 380 kg de skunk no interior da aeronave. A ação faz parte da Operação Ágata Ostium, integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), reforçando a atuação conjunta da FAB e dos órgãos de segurança pública no combate a ilícitos e na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro.
”Sempre pronta, sempre presente, sempre FAB”
Saiba mais:
FAB intercepta aeronave ilícita na Amazônia
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) September 10, 2025
Em mais uma ação de proteção do nossos país, a Força Aérea Brasileira, em coordenação com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e a Polícia Federal (PF), interceptou nesta quarta-feira (10/09) uma aeronave bimotor que entrou de… pic.twitter.com/u2aQ8eEZGU
Leia mais:
FAB intercepta aeronave clandestina na região de Manaus
FAB abate avião venezuelano perto de Manaus; traficantes morreram
Passageiros de avião presos em SP após saírem de Manaus transportando drogas
Quer ficar por dentro das últimas notícias direto no seu WhatsApp? Acesse agora o canal oficial do Portal Meu Amazonas e receba atualizações em tempo real sobre política, meio ambiente, cultura e muito mais. Clique aqui para entrar no canal