Manaus–AM – 07 de maio de 2024 – Em ação contra o tráfico de drogas, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), realizou nesta terça-feira (07/05) a maior incineração de entorpecentes já registrada no estado, com destruição de 14 toneladas de drogas, entre maconha do tipo skunk e cocaína, apreendidas em diversas operações pelas Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) em Manaus e no interior do Amazonas.
De acordo com estatísticas da SSP-AM, o prejuízo para o crime organizado é da ordem de R$ 478,2 milhões.
Investimentos recentes do governo do Estado já apontam resultados na guerra contra o crime. A ação conjunta das forças de segurança, aliada aos investimentos em armamentos, equipamentos e tecnologia, tem resultado em apreensões recordes e na retirada de grandes quantidades de drogas das ruas.
Detalhes da Operação:
- Quantidade de drogas incineradas: 14 toneladas, sendo 3,6 toneladas de cocaína e 10,41 toneladas de maconha do tipo skunk.
- Período das apreensões: 2023 e primeiros quatro meses de 2024.
- Local das apreensões. Manaus e interior do Amazonas.
- Prejuízo ao crime organizado: R$ 478,2 milhões.
- Órgãos responsáveis: Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM).
Resultados Positivos:
- Aumento das apreensões de drogas. Entre janeiro e 29 de abril de 2024, as apreensões de drogas no Amazonas aumentaram 22,33% em comparação com o período homólogo.
- Apreensões de destaque. Entre as apreensões de destaque estão 1,5 tonelada de drogas e armamentos de guerra em fevereiro deste ano, e cerca de 1 tonelada de drogas no rio Solimões em fevereiro.
- Operações conjuntas. As operações conjuntas entre as forças de segurança, como a Operação Jomini, que resultou na apreensão de 2,8 toneladas de drogas e na prisão de três pessoas, têm sido fundamentais para o combate ao tráfico de drogas.
#SegurançaPública #CombateAoTráfico #Drogas #Incineração #GovernoDoAmazonas #SSPAM #PMAM #PCAM #Manaus #Amazonas